Higiene e Segurança

Engenharia Química e Bioquímica
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP

Docente(s)
- Isabel Maria Duarte Pinheiro Nogueira

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Desenvolvimento de competências fundamentais na área da Higiene e Segurança dos processos químicos e bioquímicos. Especial ênfase à análise do risco e do perigo e à aplicação da gestão preventiva do acidente químico e ambiental.

Programa
1. Generalidades sobre a segurança dos processos
1.1 Introdução
1.2 Terminologia da segurança
1.3 Acidentelogia e indicadores
1.4 Escalas de medida do perigo
1.5 Percepção, aceitação e tolerância do risco
2. Estudo do perigo
2.1 Aproximação ao código do trabalho
2.2 Aproximação à regulamentação do transporte de produtos perigosos
2.3 Estudo técnico do perigo duma substância
2.4 Conclusão
3. Estudo da exposição e do risco
3.1 Analise duma metodologia de estudo para diagnóstico da exposição e do risco
3.2 Estudo aprofundado do factor de exposição
3.3 Proposta de estudo para diagnostico da exposição e do risco
4. Prevenção do risco químico
4.1 Elaboração dum regulamento simplificado
4.2 Regras de atribuição de frases S
4.3 Caso de estudo
5. Equipamentos de protecção individual e equipamentos de protecção colectiva.
5.1 EPI's vs. EPC
5.2 Tipos de EPI's e sua descrição
6. Efeito dominó
6.1 Definição do efeito dominó
6.2 Aproximação teorica do efeito dominó
6.3 Metodologia de analise do efeito dominó
7. Elementos de dispersão atmosférica
7.1 Fontes de emissão
7.2 Campos de aplicação da dispersão atmosférica
7.3 Modelos de dispersão
8. Explosão e fugas de gás e vapor
8.1 Características de misturas de gases e vapores inflamáveis
8.2 Processos de combustão de gás ou vapores inflamáveis
8.3 O fenómeno da explosão
8.4 Prevenção e protecção de explosões de gases em meio confinado e não confinado
9. Explosão de pós
9.1 Definição de uma explosão de pós
9.2 Parâmetros intervenientes na iniciação e progressão duma explosão de pós
9.3 Prevenção e protecção de explosões de pós.

Metodologia de avaliação
Prova escrita sem consulta, em época normal ou em recurso,
obtendo aprovação com a nota mínima de 9,5 valores.

Bibliografia
- Martel, B. (2002). Guide du Risque Chimique. Paris: Dunod
- Laurent, A. (2003). Sécurité des procédés chimiques. Paris: Editions TEC & DOC
- Miguel, A. (2012). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. Porto: Porto Editora

Método de interação
As aulas são teórico-práticas permitem introduzir os temas e desenvolve-los num sentido mais prático os conceitos teóricos, com o apoio de exemplos de casos reais, à realização de exercícios e de visitas de estudo.

Software utilizado nas aulas