Física II

Engenharia Química e Bioquímica
4.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Rui Manuel Domingos Gonçalves

Pré-requisitos
Álgebra, Análise, Trigonometria elementar, Cálculo Vectorial, conhecimento e aplicação das 3 leis de Newton a movimentos da partícula no plano.

Objetivos
Na continuação da Física I, pretende-se que os estudantes concluam os conhecimentos de cinemática(A), se familiarizem com o conceito de energia nas suas variadas vertentes (B) e dominem os princípios básicos relacionados com a electrostática e electricidade (C).

Programa
1-Movimento Vibratório e Ondulatório.
Descrição do movimento vibratório e oscilatório. Oscilação do pêndulo gravítico.
Princípio da Sobreposição. Osciladores amortecidos e forçados. Frequência de ressonância. Movimento ondulatório. Equação de Onda. Ondas transversais e ondas longitudinais. Reflexão. Refracção. Absorção. Difracção. Efeito de Doppler. Ondas Estacionárias.
2-Energia
Conceito de Energia. Energias cinéticas e potenciais. Energia elástica. Princípio de conservação de Energia. Conversões de energia. As várias formas de energia.
3-Electrostática e Electricidade.
Cargas eléctricas. Interacção entre cargas eléctricas. Lei de Coulomb. Potencial e energia eléctrica. Campo eléctrico. Componentes e circuitos eléctricos em corrente continua. Leis de Ohm, de Joule e de Kirchhoff.

Metodologia de avaliação
Duas frequências contendo problemas e perguntas de desenvolvimento, durante o semestre.

Bibliografia
- Alonso, M. e Finn, E. (1972). Física, um curso universitário. (Vol. I). (pp. 81-392). São Paulo, Brasil: Edgard Blucher
- Halliday, .. e Resnick, .. (1978). Física. (Vol. 1,2 e 4). .: Livros Técnicos e Científicos

Método de interação
Aulas teóricas e teórico-práticas para exposição dos conteúdos, resolução de problemas e realização de experiências práticas em aula. Para esclarecimento de alguns conceitos e leis, são utilizadas simulações numéricas on-line.

Software utilizado nas aulas
Simulações PHET e outras simulações online.