Gestão da Produção

Design e Tecnologia das Artes Gráficas
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O

Docente(s)
- Henrique Joaquim de Oliveira Pinho

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. Aquisição de conhecimentos acerca dos conceitos, teorias e métodos de gestão da produção, desde o aprovisionamento até ao controlo de produção, incluindo a gestão de custos; 2. Os alunos deverão ser capazes de planear a produção, ou interpretar e otimizar sistemas de produção existentes.

Programa
1. Introdução. Planeamento e Controlo da Produção. Ferramentas de Planeamento. Estudo do trabalho.
2. Aprovisionamento: Gestão de compras; INCOTERMS; Receção; Gestão de stocks (material, administrativa e económica); Quantidade económica de encomenda e métodos de aprovisionamento; Classificação de stocks.
3. Modelos de gestão da produção e tipologias de produção; Princípios de manutenção industrial.
4. Os custos na produção: Classificação de custos de produção; Despesas de investimento; Amortizações; Ponto crítico de vendas.
5. Lean Management (LM): Princípios base da LM; Ferramentas da LM.
6. Desempenho e produtividade: Ferramentas de análise da produção; indicadores de desempenho.

Metodologia de avaliação
Assiduidade (10%). Teste escrito em frequência ou épocas de exame com nota mínima de 7 valores (60%). Realização de trabalhos práticos (30%).

Bibliografia
- Courtois, A. (2007). Gestão da produção. Lisboa: Edições Lidel
- Baranger, P. e Hugel, H. (1994). Gestão: Produção. Lisboa: Edições Sílabo
- Casals, R. (1999). Organização e Gestão: Rumo à produtividade nas indústrias gráficas.. .: Europa-América
- Reis, F. (2008). Gestão da Produção e Operações. Lisboa: Universidade Aberta

Método de interação
1. Aulas teóricas expositivas e audiovisuais; 2. Análise de exemplos práticos; 3. Resolução de exercícios; 4. Trabalho de grupo sobre o cap. 4; 5. Trabalho de grupo sobre tema dos cap. 5 ou 6; 6. Trabalho individual sobre tema dos cap. 5 ou 6.

Software utilizado nas aulas
Folha de cálculo (opcional).