Contabilidade Financeira I

Auditoria e Fiscalidade
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 PL

Docente(s)
- José Manuel Lopes Farinha

Pré-requisitos
Não aplicavél.

Objetivos
Apreender a importância da contabilidade no âmbito dos sistemas de informação de gestão como elemento que proporciona informação útil para a tomada de decisões; Conhecer a estrutura conceptual do SNC e critérios de valorimetria do SNC; Aprender a mecânica do processo de registo.

Programa
Conceitos fundamentais da contabilidade;Factos patrimoniais;Equação fundamental de contabilidade; A noção, classificação e caracterização das contas; Métodos de registo contabilístic;análise da normalização contabilística;O SNC;Vantagens da normalização contabilística;Estrutura Conceptual;Meios financeiros líquidos;NCRF 2 27 5 8;Contas a Receber e contas a pagar.

Metodologia de avaliação
Avaliação: Frequência, Exame e Exames de Recurso. 1. Frequência - Só para os alunos que assegurem uma assiduidade mínima de 65%. 2. Obterão aprovação os alunos com classificação final igual ou superior a 9,5 valores.

Bibliografia
- Rodrigues, J. (2015). SNC - Sistema de Normalização Contabilística, (5.ª Edição). Porto: Porto Editora
- Alves, G. e Costa, C. (2014). Costa, C. e Alves, G. (2014)., Contabilidade Financeira, (9.ª Edição). Lisboa: Rei dos Livros
- Borges, A. e Rodrigues, A. e Rodrigues, R. (2014). Elementos de Contabilidade Geral, (26.ª Edição). Lisboa: Áreas Editor
- Borges, A. e Ferrão, M. (2012). Manual de Casos Práticos, (10.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora

Método de interação
As metodologias a utilizar são o método expositivo, com recurso à projeção de diapositivos, os métodos dedutivo e indutivo. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica.

Software utilizado nas aulas
Não aplicavél.