Introdução à Gestão de Empresas

Auditoria e Fiscalidade
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Sílvio Manuel Valente da Silva

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O aluno no final da unidade curricular será capaz de entender todos os conceitos base para um curso de gestão, bem como compreender os diversos conceitos que englobam o conceito geral de Gestão.

Programa
1. O que é uma Organização
1.1. A evolução histórica da teoria das Organizações
1.2. Empresa ? um caso particular de Organização
1.3. A Empresa versus o Meio Ambiente
1.4. A estrutura da empresa
1.5. Tipos de Organização
2. A Administração por Objectivos
2.1. Origens
2.2. Características
2.3. Fixação de objectivos
2.4. Planeamento Estratégico e Planeamento Táctico
2.5. Ciclo da APO
2.6. Apreciação crítica da APO
3. A Função Produção
3.1. Tipos de processo de produção
3.2. Selecção do Processo Produtivo
3.3. O Controlo da Qualidade
3.4. Produtividade
4. A função Financeira
4.1. A noção de função financeira
4.2. As ferramentas contabilísticas
4.3. O equilíbrio financeiro
4.4. Rentabilidade e Autofinanciamento
5. A Função Comercial
5.1. Noção de Marketing
5.2. A estratégia de Marketing
5.3. Análise Matricial
5.4. Identificação dos Clientes-Alvo
5.5. As variáveis do Marketing-Mix
6. A Função dos Recursos Humanos
6.1. Qual o seu objectivo
6.2. A Motivação (principais abordagens)
6.3. A Liderança e estilos de gestão
6.4. O que é a Gestão do Pessoal
6.5. Estratégia dos Recursos Humanos

Metodologia de avaliação
Teste final (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua são admitidos a exame.

Bibliografia
- Cunha, M. e Rego, A. (2007). O Tao da Eficácia Organizacional. (Vol. 1). Lisboa: Edições Sílabo
- Sousa, A. (1998). Introdução à Gestão: Uma Abordagem Sistémica. (Vol. 1). Lisboa: Editorial Verbo
- Brilman, J. (2000). As Melhores Práticas de Gestão no Centro do Desempenho. (Vol. 1). Lisboa: Edições Sílabo
- Buckingham, M. (2005). Gestor de Sucesso. (Vol. 1). Lisboa: Biblioteca Exame

Método de interação
- Temas da actualidade e discussão de case studies; Consultas de trabalhos, tendo em consideração os temas apresentados.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.