Saídas profissionais

 

O cTeSP em PACR está vocacionado para a formação de profissionais especializados em diversas áreas das técnicas de produção artística tradicionais e que possam intervir no processo de conservação e restauro do património cultural. Esta atividade requer uma formação assente em conhecimentos abrangentes e especializados, de índole teórica e prática e de nível superior.

O mercado de trabalho exigirá aos futuros profissionais competências e aptidões técnicas de excelência, de modo a poderem intervir na área da conservação e restauro de bens móveis e integrados (madeiras, cerâmica, papel e livro, gesso e argamassas). Numa outra vertente, e não menos importante, os futuros profissionais têm a possibilidade de desenvolver projetos de criação artística e cultural contemporânea, recorrendo às técnicas de produção artística (através da criação artística de autor, desenvolvimento de workshop's temáticos, participação em eventos/animação cultural), produção de réplicas e no desenvolvimento de atividades de preservação e divulgação do património cultural.

A abrangência a varias áreas do conhecimento refletida no plano de estudos do cTeSP em PACR tem como objetivos conferir uma formação sólida na área das técnicas de produção artística tradicionais, mas também a promoção do empreendedorismo através da criação de novos projetos.