Argumentos e Narrativas Interativas

Pós-Graduação em Design Multimédia
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 20,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Unidade de ensino sobre organização e registo/planificação visual de soluções projetuais, no âmbito do design para filmes e para animações, interativas e sequenciais.

Programa
UNIDADE 1 | FILMOLOGIA
1.1 A narrativa; a estrutura sequencial tradicional (EST)
1.2 Elementos da EST
1.2.1 Tema ou assunto
1.2.2 Story Point
1.2.3 Atores e protagonista
1.2.4 Contexto temporal e espacial
1.2.5 Tipos de registos discursivos
1.3 Estruturas sequenciais e não sequenciais. Exemplos
1.4 Conteúdos e teorias da aprendizagem
1.4.1 O construtivismo
1.5 Morfologia e sintaxe
1.5.1 Take e enquadramento
1.5.2 Campo e fora de campo
1.5.3 Regra dos terços
1.5.4 Triangulações
1.5.5 Ponto, linha, plano, luz/iluminação, dimensão e escala, tensão. Outros
1.5.6 Pares de contraste
1.5.7 Frame, cena, sequência
1.5.8 Plano e escala de planos
1.5.9 Ponto de vista, angulação e movimentos de câmara
1.6 Relações expressão conteúdo
1.6.1 Exemplos
1.6.2 Pontuação
1.6.3 Exemplos
1.7 Outros aspectos ou elementos de filmologia

UNIDADE 2 | STOYBOARDING
2.1 Funções
2.2 Paradigma estratégico e paradigma táctico; conceito de sistema.
2.2 Campos de aplicação: exemplos
2.3 Os primórdios
2.4 Transformação do registo escrito ou oral em registo visual
2.4.1 Estrutura do storyboad
2.4.2 Exemplos
2.4.5 Templates
2.5 Storyboad e storyshoot
2.6 Skills
2.7 Formas de expressão e de representação
2.7.1 Princípios fundamentais de composição
2.7.2 Negative space e overlaping shape
2.7.3 Expressive character versus wooden character
2.7.4 Lines of action de elementos únicos e de grupos de elementos
2.7.5 Carácter e ações
2.8 Ferramentas de apoio e complementares, instrumentos de registo
2.9 Recomendações
2.10 Chek-list e indicadores

UNIDADE 3 | PROJECTAÇÃO
3.1 Briefing do projeto
3.2 Apresentação do problema. Informadores qualificados
3.2 Levantamento e organização do material
3.3 Organização do conteúdo
3.4 Opções narrativas em função do conteúdo e das entradas
3.5 Constituição de equipas
3.6 Storyboarding
3.7 Apresentação e discussão final

Metodologia de avaliação
A avaliação sumativa decorrerá na última sessão ou aula, pressupondo a mostra dos trabalhos ou tarefas solicitadas, incluindo todos os elementos necessários à sua compreensão e à percepção das contrariedades e etapas envolvidas no processo.

Bibliografia

Método de interação
Não Aplicável

Software utilizado nas aulas