Informação ao candidato

 

Diretor de Curso

Trata-se de uma pós-graduação em lato sensu ou seja, especialista em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial.

A pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial aposta numa aprendizagem à distância, através do e-Learning e videoconferência/plataforma BBB, usando as mais modernas e interativos meios de ensino pedagógico, dando a possibilidade a todos os interessados de poderem participar, num horário flexível e adaptado.

O e-Learning é uma ferramenta de ensino, baseada nas novas tecnologias, que foge ao tradicional modelo de aprendizagem. Fornece ao formando um conjunto de conteúdos pedagógicos de audiotexto e videotexto com os quais poderá interagir livremente. Neste sentido aplica o potencial das tecnologias de informação e comunicação ao desenvolvimento da formação curricular individual do aluno.

 

Este poderá, sem sair de casa, consultar o programa letivo, ter acesso aos apontamentos, realizar testes, enviar trabalhos, consultar as avaliações, solicitar explicações aos professores ou assistir em tempo real às aulas letivas.

As aulas ainda que à distância pressupõe um sistema de controlo de presença, permitindo ao aluno, levantar questões na sala de aula, interagir com os colegas, desenvolver trabalhos de grupo, ser acompanhado pelo docente e rever as mesmas na altura em que entender e onde quiser.

É um processo personalizado que permite uma flexibilidade temporal e espacial, indo de encontro aos interesses do aluno e ao local onde este se encontra.

Como qualquer programa letivo possui um conjunto de aulas de contacto direto (professor-aluno) e horas de trabalho independente.

 

Como se desenrola o processo?

· Bastará possuir ligação à internet e auscultadores/microfone. Um computador normal é suficiente para processar a plataforma.

· No início da aula a webcamera e a plataforma são ativadas e a aula é transmitido on-line.

· O aluno (onde estiver) entrará com uma palavra passe na plataforma, permitindo ao docente saber quem está presente.

· O professor também possuirá um computador com acesso à plataforma.

· O aluno poderá pedir explicações e tirar dúvidas on-line, durante a aula, através da plataforma de aprendizagem BBB. O professor explicará para a turma e o aluno assistirá à explicação pelo computador.

· Na aula estará disponível um blackboard e um sistema para apresentação de powerpoints que permitirá ao aluno acompanhar os conteúdos que o professor leciona.

· As aulas serão gravadas podendo ser revistas pelo aluno em qualquer altura e as vezes que considerar necessário.

· Na plataforma será também exposto os apontamentos, vídeos, manuais, artigos e livros digitais, testes, exames, entre outros documentos.

· Os professores poderão optar por desenvolver exames escritos, podendo estes ser também realizados à distância. Poderão conter perguntas de resposta múltipla, verdadeiro /falso, correspondência correta ou outro sistema e terão tempo limite, as respostas possuem valores associados.

· O sistema presencial efetivo dos alunos só será exigido durante o estágio, no caso de opção deste.

 

 Siga o link seguinte para efetuar inscrição:

http://www.estt.ipt.pt/posgradAGEP/

 

 

Valores

Inscrição: 150€ (euros)

Seguro: 2€ (euros)
Taxas de frequência:1000€ (euros)

 

Horário e dias de funcionamento

Curso na modalidade à distância (Plataforma de ensino à distância – IPT elearning-BBB).

Horário Pós-laboral.

 

Serviços Académicos

Vagas

Limite minimo 10 alunos

Propinas e métodos de pagamento

O valor da propina é de 1 000,00€, podendo ser feito a pronto ou por 3 parcelas.

- 400€ no início do curso (até 30 de Novembro)

- 300€ até finais de Janeiro 2017

- 300€ até finais de Junho 2017

 

Emolumentos

 Valor de inscrição: 150,00€

 Seguro escolar: 2,00€

Documentos necessários

(remeter por email para guiomar.fonseca@ipt.pt - secretaria da pós-graduação)

  • Curriculum Vitae detalhado;
  • Certificado de Habilitações;
  • Cópia do bilhete de identidade ou documento de identificação;
  • Cópia do cartão de contribuinte.
  • Boletim de candidatura

Calendarização

1ª Fase: 15 de Março a 30 de Junho 2016

2ª Fase: 01 de Julho a 18 de Setembro 2016

 

 

Início letivo: Outubro de 2016 

1º semestre - Outubro 2016 a Março 2017 

2º semestre - Abril a Julho 2017

3º semestre - Julho a Dezembro 2017

 

Apresentação pública e defesa de relatórios e dissertações: Dezembro 2017