Resultados da aprendizagem

 

Os detentores do grau de mestre em Design Editorial deverão adquirir o seguinte conjunto de competências:

Competências académicas

  • organizar e implementar uma metodologia do projecto editorial;
  • utilizar, de forma estruturada, os vários níveis de informação concorrentes num projecto editorial;
  • organizar informação coerente e estruturada, partindo de múltiplas plataformas de dados complexos, equilibrando tanto a função com a forma, como o interface descodificável com a expressão comunicativa;
  • desenvolver uma prática e uma atitude experimentalista que permita abordagens próprias e originais em projectos de design editorial;
  • desenvolver iniciativas de internacionalização;
  • desenvolver conhecimentos inovadores no âmbito do mercado editorial;

Competências instrumentais

  • utilizar as ferramentas tecnológicas adequadas e actualizadas, de modo a responder com eficácia às exigências do Design Editorial;
  • dominar operativamente técnicas e processos editoriais.

Competências interpessoais

  • desenvolver relações interpessoais, sabendo integrar-se numa equipa multidisciplinar de trabalho;
  • integrar uma estrutura de planeamento e de organização editorial;
  • desenvolver projectos de liderança e de cooperação;


Competências sistémicas

  • desenvolver processos de auto-aprendizagem que lhe permitam evoluir ao longo da sua futura vida profissional;
  • ter uma visão global na área editorial e das possibilidades em termos de estratégias de actuação;
  • desenvolver um pensamento técnico e criativo, inovar e aprofundar conhecimentos.