Design de edições periódicas

Mestrado em Design Editorial, Publicação em Diário da República - Despacho nº 7904/2013 - 18/06/2013

10 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 90,0 TP + 6,0 OT + 4,0 O

Docente(s)
- Regina Aparecida Delfino

Pré-requisitos
Not applicable

Objetivos
– Conhecer e compreender os conceitos de design editorial aplicados à revista e jornais.
– Conhecer os elementos da composição gráfica: formato, sistema de grelhas, tipografia, cor, fotografia, ilustração e infografia.
– Coordenar os elementos gráficos de modo funcional, segundo regras de coerência formal, de legibilidade e de fluxos de leitura da página.
– Desenvolver criatividade aplicada em comunicação editorial.
– Criar projetos gráficos para diferentes publicações, do conceito à forma.
– Adquirir competências básicas de direção de arte.
– Entender as especificidades envolvidas no redesign de publicações.
– Utilizar de modo avançado o software de design editorial.

Programa
1. Introdução às edições periódicas
1.1 Evolução das edições periódicas.
1.2 Estrutura das edições dos jornais. Tipos de jornais
1.3 Estrutura das edições das revistas. Tipos de revistas
2. Conceito da publicação, estrutura editorial
3. Elementos do design editorial
3.1 Formato
3.2 Sistema de Grelhas
3.3 Tipografia
3.4 Cor
3.5 Fotografia
3.6 Ilustração e Infografia
4. Princípios e recursos de design e paginação: coerência, funcionalidade, hierarquização da informação
4.1 Composição (ritmo, simetria, intensidade), equilíbrio e linguagem
4.2 Tensões construtivas, relações de influência (proporção, movimento)
4.3 Tensões construtivas, relações de conformidade (repetição, contraste, harmonia, alternância, gradação)
5. Projeto gráfico
5.1 Tipos de paginação. Sistema modular
5.2 Normalização. Modelos.
5.3 Otimização do design em edições periódicas
6. Fundamentos de direção de arte
7. Processo de redesign

Metodologia de avaliação
Avaliação em frequência e em épocas de exame. Considera-se o mínimo de 2/3 de presença nas aulas lecionadas.
A classificação final resulta da seguinte ponderação:
– Exercícios de paginação: 10%
– Projeto de jornal: 45%
– Projeto de revista: 35%
– Participação ativa nas atividades letivas: 10%.
Em épocas de exame: entrega de todos os trabalhos desenvolvidos com apresentação e defesa oral dos projetos de jornal e de revista.

Bibliografia
- FOGES, C. (2000). Design de Revistas. Lisboa: Destarte
- HELLER, S. (2003). Merz to Emigre. New York: Phaidon Press
- HARROWER, T. (2013). The Newspaper Design Handbook. Boston: McGraw-Hill
- CALDWELL, C. e ZAPATERRA, Y. (2014). Editorial Design: Digital and Print.. London: Laurence King Publishing
- GARCIA, M. (1987). Contemporary newspaper design. A strutural approach. New Jersey: Prentice-Hall
- FRANCHI, F. (2013). Designing News. Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. Berlim: Gestalten Verlag
- GÄDE, R. (2002). Diseño de periódicos . Sistema y método. Barcelona: Gustave Gili
- ERREA , J. (2017). Visual Journalism: Infographics from the World's Best Newsrooms and Designers.. Berlim: Gestalten Verlag
- LESLIE, J. (2003). New Magazine Design. Barcelona: Laurence King Publishing

Método de interação
1. Aulas teóricas auxiliadas com projeção de demonstrações dos conteúdos programáticos;
2. Análise de diferentes publicações.
3. Desenvolvimento de exercícios de paginação.
4. Elaboração de dois projetos: design de jornal e de revista.

Software utilizado nas aulas
Adobe InDesign