Qualidade em Tecnologias de Informação e Comunicação

Tecnologias de Informação e Comunicação
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Henrique Carlos dos Santos Mora

Pré-requisitos
Não Aplicável.

Objetivos
1. Conhecer conceitos, problemas e contextos de aplicação de sistemas de Qualidade em Tecnologias de Informação e Comunicação.
2. Adquirir conhecimento de normas e metodologias para a implementação de sistemas de qualidade no âmbito das tecnologias de informação e comunicação.

Programa
1. Conceitos Gerais de Qualidade dos Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação
1.1. Definição de Qualidade e Sistema de Gestão de Qualidade
1.2. Níveis de Qualidade nas Organizações
1.3. Normas de Qualidade
2. Classificação dos Sistemas de Informação
2.1. Modelo de Nolan e Earl
2.2. Taxonomia de McCall
3. Normas de Qualidade
3.1. ISO 9126
3.2. ISO 9001, 9002, 9003
3.3. CMM
4. Implementação de um plano de qualidade

Metodologia de avaliação
1º Trabalho Campo 30%
2º Trabalho Campo 30%
Trabalho Final 40%

Bibliografia
- Vliet, H. (2000). Software Engineering Principles and Practice. EUA: John Wiley & Sons
- Bank, J. (2000). Gestão da Qualidade Total. Portugal: CETOP
- Managing the Four Stages of EDP Growth.(1974, 0 de ---). Harvard Business Review,
- Managing the Crises in Data Processing.(1979, 0 de ---). Harvard Business Review,

Método de interação
Aulas Teórico expositivas para transmissão da matérida prevista. Aulas Teórico-Práticas para realização de exercícios quase reais e realização dos trabalhos de avaliação.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável.