Gestão de Destinos Turísticos

Gestão Turística e Cultural
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- José Luís Sousa Soares de Oliveira Braga

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
demonstrar competências conceptuais e de operacionalização que permitam compreender o contexto e atuar no âmbito da gestão dos destinos nos níveis nacional/regional/local; analisar planos de desenvolvimento turístico e os diversos modelos de gestão de destino

Programa
1. Turismo e Desenvolvimento
2. A Competitividade e os Destino Turísticos
3. Modelos de Gestão do Destino Turísticos
4. Gestão dos Destinos (Nacional/Regional/Local)
5. Gestão da Marca dos Destinos Turísticos
6. Planos de Desenvolvimento Turístico (Estudo de Casos)

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada de acordo com os seguintes parâmetros, sendo os alunos dispensados de exame com nota igual ou superior a 10 valores: Presenças (10%) Desempenho nas aulas (10%), Trabalho prático (30%). Prova escrita (50%)

Bibliografia
- Schaumann, P. (2004). The Guide to Successful Destination Management. (Vol. ---). (pp. --------). ----: Wiley
- UNWTO, -. (2007). A Practical Guide to Destination Management. (Vol. ---). (pp. -------). --: UNWTO

Método de interação
A uc será lecionada com recurso a aulas teóricas e a aulas teórico-práticas. As teóricas terão como finalidade realizar uma análise dos conteúdos, em termos conceptuais e teóricos.As teórico-práticas propõem uma discussão de cariz mais operacional.

Software utilizado nas aulas