Francês III

 

Gestão Turística e Cultural, Publicação em Diário da República - Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva

Pré-requisitos
Nível de Francês Intermédio avançado: A2+/B1

Objetivos
- Comunicar com correção gramatical e linguística em contextos de comunicação variados na área do turismo;
- Assimilar questões teóricas e técnicas ligadas aos atores, aos tipos e aos géneros de turismo (especificidade francesa);
- Exprimir-se com correção no ponto de vista oral e escrito;
- Dominar os termos técnicos das diversas áreas profissionais do turismo;
- Inteirar-se das questões teóricas e estratégicas relacionadas com o turismo no contexto francês.

ODS:
5- Igualdade de géneros
10- Reduzir desigualdades

Programa
1- O Turismo
1.1- Turismo: Diversidade de atores
1.2- Tipos e géneros de Turismo
1.3- Animação Turística
1.4- Conceção de produtos turísticos
1.5- Setores da promoção turística

2- Situações profissionais
2.1- Animação
2.2- Promoção de um destino
2.3- Venda de um produto turístico
2.4- Guia turístico

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua(para se enquadrarem na avaliação contínua, os alunos deverão participar
em 70% das aulas):
- Projecto profissional (com exposição oral): 10% suporte escrito + 20% oralidade)
- Teste 1: 35% (nota mínima de 10 valores)
- Teste 2: 35% (nota mínima de 10 valores)

Avaliação final/Avaliação Periódica:
- Prova oral: 30%
- Exame escrito - 70% (nota mínima de 8 valores)

Bibliografia
- Carvalho, O. (2012). Gramática do Francês Fundamental. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
- AAVV, A. (2018). Le Petit Robert 1 et 2. (Vol. 1). Paris: Clé International
- AAVV, A. (2019). Bescherelle . (Vol. 1,2 et 3). Paris: Hatier
- Pereira, M. (2018). Apprend et révise la grammaire: gramática prática do francês. (Vol. 1). Lisboa: Porto Editora

Método de interação
- Aulas teóricas e teórico-práticas;
- Trabalho a pares;
- Compreensão oral global e detalhada;
- Apresentações orais;
- Produções escritas;
- Pesquisa;
- Trabalho de investigação;
- Simulações de situações de comunicação;
- Testes.

Software utilizado nas aulas

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável