Marketing Turístico

Gestão Turística e Cultural, Publicação em Diário da República - Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro
- Maria Rita de Oliveira Nunes D'Angelis

Pré-requisitos
N/A.

Objetivos
Para desenvolver um plano de marketing o aluno deve compreender como identificar a oferta e a procura, definir o(s) objetivo(s), geral(is) e específico(s), de curto e de longo prazo, assim como avaliar o meio envolvente e definir o posicionamento, a segmentação e o marketing mix. Para saber operacionalizar o marketing mix, o aluno deve conceituar o produto, definir as políticas de preço e de distribuição, e desenvolver a base para a promoção para um produto turístico. Para desenvolver uma campanha promocional o aluno deve identificar as mensagens, os canais e a audiência do produto turístico. Ao fim da unidade o discente será desafiado a aproximar-se dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 - Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.

Programa
1.Conceitos Gerais de Marketing Turístico
1.1. Caracterização do Marketing Turístico
1.2.O papel do Marketing no planeamento turístico
2. Análise das envolventes do Marketing Turístico
2.1. Microambiente do Marketing Turístico
2.2. Macroambiente do Marketing Turístico
2.3. Impactos do Turismo e o poder do Marketing
2.4. Processo de decisão de compra
3. Oferta Turística
3.1. Tendências do Marketing Turístico na promoção de produtos turísticos
3.2. Novas tecnologias no Marketing Turístico
3.3. Poder de decisão e influência
3.4. Novos turistas
4.Canais de distribuição
4.1. Publicidade espontânea
5. Plano de Marketing Turístico
5.1. Fases do plano de marketing (diagnóstico, análise SWOT, objetivos, Estratégia, Marketing-Mix, orçamentos, controlo e atualização).
5.2. Caso de estudo e casos de sucesso (e.g. Marketing das Cidades, Enoturismo, Marketing Sensorial etc (noções da estratégia de desenvolvimento de um plano)

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua composta de duas componentes:
1. a) prova escrita com ponderação de 50% e nota mínima de 8 valores e b) participação em sala de aula e fichas de atividades, com ponderação de 10%.
2.Desenvolvimento de trabalhos práticos com apresentação e discussão, com ponderação de 40%, %, nota mínima de 10 valores.

*Os alunos com nota igual ou superior a 10 valores ficam automaticamente dispensados de exame


Bibliografia
- Rita, P. e Antunes, J. (2014). A importância do marketing no desenvolvimento de destinos e produtos turísticos. (Vol. I). Lisboa: Escolar
- Campón-Cerro, A. e Hernández-Mogollón, J. e Folgado-Fernández, J. (2019). Best Practices in Hospitality and Tourism Marketing and Management: A Quality of Life Perspective. (Vol. I). Cham, Switzerland: Springer
- Kotler, P. e Bowen, J. e Makens, J. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism. (Vol. I). New York: Global Edition
- Dionísio, P. (2018). Mercator XXI - 25 anos O marketing na era digital. (Vol. 1). Lisboa: Publicação Dom Quixote

Método de interação
A uc será lecionada c aulas teóricas e teórico-práticas. As teóricas fornecerão as bases conceptuais e teóricas, dando suporte aos conteúdos práticos.As teórico-prática operacionalizarão elaboração e discussão de marketing e planos promocionais.

Software utilizado nas aulas
Power Point, Zoom, Teams