Antropologia Cultural e Turismo

Gestão Turística e Cultural
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Os Estudantes deverão possuir competências técnicas e analíticas para:
- Utilizar as ferramentas necessárias à leitura das culturas (cultura material e cultura imaterial)e suas relações com o turismo;
- Valorizar as narrativas turísticas locais inserindo-as no produto turístico.

Programa
0. Apresentação da unidade curricular;
1.Conceitos: antropologia, antropologia cultural e antropologia do turismo;
2. Perspetivas antropológicas na dimensão sociocultural do turismo;
3. Interpretação antropológica na óptica da integração de conteúdos no consumo turístico;
3.1. Motivações, práticas e experiências turísticas. Apresentação de casos;
4. Ensaio antropológico do turismo.

Metodologia de avaliação
O método de avaliação implicará:
a) trabalho prático
b) recensões
c) relatórios das visitas técnicas
c) prova escrita

Bibliografia
- ROMÃO, J. (2013). Turismo e Lugar - Diferenciação territorial, competitividade e sustentabilidade em turismo. Lisboa: Escolar Editora
- URRY, J. (2001). The tourist gaze. Leisure and travel in contemporary societies. London: Sage
- NASH, D. (1996). The Anthropology of Tourism. Oxford: Pergamon
- BURNS, P. (1999). An Introduction to Tourism and Anthropology. (pp. 1-23). London: Routledge

Método de interação
a)Aulas teóricas de exposição
b) Aulas práticas de execução de exercícios e recensões
c) Visitas técnicas de estudo com observação participante por parte dos estudantes com as realidades socioculturais e turísticas concretas do território.

Software utilizado nas aulas