Francês I

Gestão Turística e Cultural, Publicação em Diário da República - Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 45,0 TP

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva

Pré-requisitos
Nível A1 de francês.

Objetivos
No final do curso os alunos devem estar familiarizados com a língua, a civilização e a cultura francesas e francófonas, bem como com o seu contexto turístico, da hotelaria e da restauração.
Os alunos devem também adquirir um conhecimento elementar das estruturas gramaticais e sintáticas da língua que lhes permitam comunicar, do ponto de vista oral e escrito. Deverão adquirir competências que lhes permitam entabular uma conversa simples, dar um recado, indicar direções, solicitar e dar informações em diversos contextos profissionais da área do turismo.

ODS
5- Igualdade de género
10- Reduzir desigualdades

Programa
1-Introdução ao turismo
1.1- Conceito.
1.2- Contextualização e Recursos geográficos franceses.
1.3- Políticas de turismo francesas.
2-Contactos pessoais, sociais e profissionais:
2.1- Saudar, apresentar e apresentar-se.
2.2-Contacto com o cliente em diferentes situações profissionais.
3- Rotinas diárias, situações profissionais do turismo, hotelaria e restauração:
3.1- Acolhimento.
3.2- Encaminhamento.
3.3- Equipamentos.
3.4- Serviços.

4-Viagens e deslocações:
4.1- Documentação.
4.2- Meios de transporte.
4.3- Locais de embarque.
5-Locais de interesse turístico:
5.1- Monumentos.
5.2- Atrações turísticas
5.3- Espaços de convívio.
Estruturas gramaticais – em conformidade com os conteúdos programáticos.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Participação ativa na sala de aula; realização de exercícios e fichas de trabalho: 40%
Frequência: 60% (mínimo de admissão: 10 valores)

Avaliação periódica (alunos trabalhadores-estudantes ou aqueles abrangidos por outros estatutos legais):
Um teste escrito realizado no final do semestre em sala de aula – 50% (mínimo de admissão: 10 valores)
Um teste oral – 50%

Serão admitidos a exame os alunos que não obtenham uma classificação mínima de 9,5 valores nos itens referidos como elementos de avaliação contínua, todos de caráter obrigatório.

Avaliação por exame (normal e recurso):
Exame escrito: 50% (classificação mínima 9,5 valores)
Exame oral: 50%

Bibliografia
- A, A. (1998). Le Petit Robert 1 et 2. --: Clé International
- De Azevedo, D. Grande Dicionário Francês/Português e Português/Francês. --: Bertrand Editora
- A, A. (2016). Apprends et révise la grammaire. Gramática prática do Francês. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
- A, A. (2013). Bescherelle . (Vol. 1,2 et 3). Paris: HATIER

Método de interação
Aulas teórico-práticas:
- exposição dos conteúdos gramaticais e das áreas temáticas
- experimentação dos conhecimentos adquiridos
- pesquisa individual ou de grupos

Software utilizado nas aulas