Gestão e Otimização de Processos

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT

Docente(s)
- Cristina Maria Mendes Andrade

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos deverão:
1. ter noções fundamentais sobre processos e gestão de processos
2. ter noções básicas sobre planeamento e gestão de projectos com redes
3. ter noções básicas sobre processos de optimização
4. ser capazes de trabalhar com o Microsoft Project

Programa
1. Introdução aos processos e gestão de processos
1.1. Introdução
1.2. O que são os Processos?
1.3. Os Workflows e as redes
1.4. Palavras chave na gestão de processos
1.5. A importância dos Processos nos negócios
2. Conceitos de gestão e estrutura de gestão de processos
2.1. Introdução
2.2. Gestão de Processos
2.3. Gestão de Processos vs Gestão de Processos
2.4. Gestão de processos vs Gestão por Processos
2.5. Arquitectura de Processos
2.6. Gestão de desempenho
2.6.1. Factores de competetividade
2.6.2. Indicadores de eficácia e de eficiência
2.6.3. Indicadores de desempenho de processos
3. Gestão de processos e cadeia de valor
3.1. Gerir versus liderar
3.2. Objectivos da gestão e da liderança
3.3. O conceito de transformação
3.4. O conceito de actividade
3.5. Agregação de valor aos Processos: Cadeia de Valor
3.6. Classificação de Processos
3.7. Tipos de Processos
3.8. Análise do Processo
4. Processos de optimização
4.1. Origem e natureza da Investigação Operacional
4.2. Importância da Investigação Operacional
4.3. Metodologia da Investigação Operacional
4.4. Planeamento de Projectos com Redes
4.5. O método CPM e o método PERT
4.6. Duração do projecto versus custo do projecto (Crashing)
4.7. Introdução ao Microsoft Project
4.8. Casos de estudo




Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: Teste escrito sem consulta sobre toda a matéria leccionada no semestre (60%, mínimo 6), projecto prático obrigatório (30%) e entrega e apresentação de projecto de grupo obrigatório (10%).
Épocas de Exame: Teste escrito (70%, mínimo 6)e projecto prático (30%).

Bibliografia
- Silva, M. (2014). Microsoft Project 2013. (pp. 1-416). Brasil: Edições FCA, ISBN 978-972-722-783-9.
- Da Silva, L. (2015). Gestão e Melhoria de Processos. Conceitos, Técnicas e Ferramentas. (pp. 1-152). Rio de Janeiro, Brasil: Brasport Livros e Multimídia Lda, ISBN: 9788574527499.
- Quezado, C. e Palvarini, B. (2013). Gestão de Processos voltada para resultados. (pp. 1-130). Brasil: eBook Kindle
- Prado, D. (2015). PERT/CPM (Gerenciamento de Projetos). (Vol. 4). (pp. 1-1). Brasil: Falconi, eBook Kindle, ISBN: 978-85-98254-73-9.

Método de interação
Nas aulas de teóricas introduzem-se os conceitos de um ponto de vista abstracto e de seguida abordam-se as respectivas consequências e aplicações. Nas práticas incentiva-se a resolução e análise autónoma de problemas, alguns com o Microsoft Project.

Software utilizado nas aulas
Microsoft Project