Marketing Operacional

Gestão de Empresas
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Implementar um plano de marketing através da gestão das políticas de marketing. Elaboração de um plano de comunicação e de marketing digital. Desenvolver novos produtos, pricing e definir os canais de distribuição. Políticas de merchandising. Serviços de pós-venda e controlo de qualidade.

Programa
1-A política de produto; 2-A política de preço; 3-A política de distribuição; 4-A política de comunicação; 5-Marketing Digital e os novos meios; 6-Merchandising e gestão do ponto de venda; 7-Serviços pós-venda e controlo de qualidade.

Metodologia de avaliação
Avaliação continua. Realização de trabalho prático (40%) com apresentação e discussão, (nota mínima de dez valores) e um teste (60%), (nota mínima de oito valores).

Exame normal: Exame (100%).

Bibliografia
- Al, E. e Kotler, P. (2008). Principles of Marketing. UK: Prentice Hall
- Donnellan, J. (2013). Merchandising Buying and Management. London: Bloomsbury
- Dionisio, P. e Et al, . e , . e , . (2015). Mercator da Li­ngua Portuguesa . Lisbos: Publicacoes D. Quixote
- Bertoncello, S. e Al, E. (2008). Marketing Operacional - Abordagem em Logistica, Marketing, Business to Business e Marketing Relacional. Brasilia: DVS Editora

Método de interação
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.