Resultados da aprendizagem

 

Os licenciados em Engenharia Civil devem ser capazes de desenvolver com espírito crítico as suas atividades profissionais, entendendo, formulando e resolvendo os problemas reais de engenharia em domínios diversificados como a gestão de obras e da construção, os materiais e processos de construção, as estruturas e respetivas fundações, a hidráulica, as vias de comunicação, a instrumentação e observação de obras e, ainda, interações com o urbanismo e o planeamento do território. Devem simultaneamente estar sensibilizados para os aspetos relacionados com a segurança, a qualidade na construção a sustentabilidade e o ambiente.

Devem ser capazesde aplicar, através de metodologias científicas, os conhecimentos de Matemática, Física, Mecânica dos Meios Contínuos, Geologia e das áreas específicas da especialidade e de manterem-se atualizados sobre os avanços da engenharia continuando a aprender com autonomia ao longo da vida.

Devem dominar as tecnologias informáticas como meio imprescindível de acesso, tratamento e circulação da informação e como ferramenta da resolução dos problemas de engenharia.

Devem ter competências de expressão oral, escrita e gráfica, que os tornem capazes de comunicar as suas conclusões e os raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de forma clara e sem ambiguidades.