Mecânica dos Fluídos

Engenharia do Ambiente e Biológica
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Conhecimentos sobre física, álgebra e análise matemática.

Objetivos
Dominar os princípios físicos que regem a mecânica dos fluidos. Conferir competências para realizar cálculos envolvendo a lei de Newton, a lei fundamental da hidrostática, a lei da continuidade, a equação de Bernoulli, a dissipação contínua de energia, e a potência de bombas e de turbinas.

Programa
Propriedades físicas dos fluidos. Lei fundamental da hidrostática e a sua aplicação a diversos sistemas. Interpretação e aplicação da lei da continuidade dos escoamentos. Das equações gerais dos escoamentos, passando pelas equações de Navier-Stokes até à equação de Bernoulli e suas aplicações. Conceitos de energia e de potência dos escoamentos. Dissipação de energia. Bombas e Turbinas.

Metodologia de avaliação
Realização de três mini-testes escritos para avaliação contínua, com aprovação se a sua média for igual ou superior a 9 valores. Realização de exames escritos.

Bibliografia
- Giles, R. (1962). Mecânica dos Fluidos e Hidráulica. São Paulo: McGraw-Hill
- White, F. (2002). Mecânica dos Fluidos. Rio de Janeiro: McGraw-Hill
- Quintela, C. (1981). Hidráulica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Método de interação
Aulas teóricas em que são apresentados os conceitos e as leis da mecânica dos fluidos, e aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios a serem resolvidos pelos alunos sob orientação do docente.

Software utilizado nas aulas