Francês

Comunicação Social, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 15198/2014

4.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 4,50 OT

Docente(s)
- Manuela Sofia da Conceição Silva

Pré-requisitos
NA

Objetivos
-Comunicar em língua francesa, utilizando vocabulário simples;
-Compreender expressões e o vocabulário frequente, de âmbito pessoal e profissional;
-Compreender anúncios e mensagens orais e escritas acerca de situações do quotidiano e da vida profissional;
-Comunicar oralmente e por escrito em língua francesa: trocar informações simples e direta sobre temas familiares e do âmbito profissional;
-Executar tarefas precisas e adequar a língua francesa à área da comunicação.

Programa
1. Comunicar em francês:
1.1. Entrar em contacto com alguém
1.2. Preencher um formulário
1.3. Tomar diligências simples para obter um documento
1.4. Abordar uma pessoa para algo ou simplesmente para conversar
1.5. Apresentar-se e apresentar alguém
1.6. Falar de si, das suas atividades, do tempo
1.7. Ter uma conversa telefónica simples
1.8. Deixar uma mensagem simples num atendedor de chamadas
1.9. Redigir um e-mail simples ou uma mensagem telefónica
1.10. Reservar ou comprar um bilhete (transporte)
1.11. Saber como proceder num hotel
1.12. Orientar alguém ou orientar-se num prédio ou na cidade
1.13. Falar das suas atividades quotidianas
1.14. Explicar os seus hábitos alimentares
1.15. Dar indicações de trabalho e pedir explicações
1.16. Encomendar uma refeição no restaurante
1.17. Efetuar compras correntes em loja ou on-line
1.18. Encontrar casa
1.19. Falar de uma empresa e da sua organização
1.20. Compreender e dar explicações simples a propósito de um processo de fabricação
1.21. Compreender e redigir um regulamento simples
1.22. Compreender e redigir uma proposta de emprego simples
1.23. Redigir um CV simples
1.24. Trocar opiniões numa entrevista profissional
1.25. Participar em discussões simples quanto ao ambiente de trabalho
1.26. Compreender e redigir breves notas para fins profissionais
1.27. Elaborar um programa e fazer o ponto de situação profissional
1.28. Seguir instruções num atendedor de chamadas
1.29. Efetuar operações bancárias simples
1.30. Contar sucintamente um acontecimento
1.31. Redigir uma carta de reclamação simples
1.32. Prestar declaração oralmente ou por escrito

2. Conteúdos Lexicais de acordo com os conteúdos programáticos.

3. Gramática em conformidade com os conteúdos programáticos.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
- 2 testes: 60% (2 Testes x 30%)(nota mínima de 8 valores em cada uma das provas)
- Trabalhos dentro e fora da sala de aula: 15%
- Prova oral: 25%

Avaliação Final:
Exame-100% ou Exame (80%) e prova oral (20%) para quem não frequentou as aulas.

Bibliografia
- Unilingue, D. (2015). Le Petit Robert 1 e 2. Paris: Clé International
- Bilingue, D. (2012). Dicionários de Francês/Português e de Português/Francês. Lisboa: Bertrand
- Pereira, M. (2010). Apprend et révise la grammaire: gramática prática do francês. (Vol. 1). Porto: Porto Editora
- Colin, J. (2010). Le Robert, dictionnaire des difficultés du français. Paris: Poche
- AAVV, A. (2018). Bescherelle . (Vol. 1,2 et 3). Paris: HATIER

Método de interação
a)Aulas teóricas e teórico-práticas;
b)Trabalho a pares;
c)Compreensão oral global e detalhada;
d)Produções orais e escritas;
e)Estudo autónomo;
f)Testes;

Software utilizado nas aulas
NA