Comunicação Online

Comunicação Social
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 P + 4,50 OT

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de conhecer as novas plataformas digitais e as suas especificidades, de as usar de forma especifica e de refletirem sobre as mesmas (implicações, formas de uso, etc.). Deverão ainda ser capazes de refletir sobre as implicações comunicacionais, sociais e de alterações sociais que o uso disseminado dessas plataformas acarreta.

Programa
Ciberespaço e realidade virtual, arquitecturas líquidas, autoria
colaborativa e o papel do escrileitor, pull vs. Push, hipertexto e
cibertexto, ludologia versus narratologia,
acção e percepção, interactividade e interacção, o interface; Da web 1.0 à Web 3.0

Metodologia de avaliação
Aval. Contínua:
4 trabalhos ao longo do semestre (3x25%)

Dispensa de exame:
-Entrega 4 trabalhos e média positiva nos 4 elementos de avaliação.

- Se algum dos trabalhos tiver 7 ou menos o aluno será automaticamente admitido a exame.

Admissão a Exame (prova escrita):
-entrega obrigatória de 2 dos 4 trabalhos nas datas definidas em avaliação contínua
(os alunos que não cumprirem serão excluídos de exame)

Exame e melhoria:
50% (+50% da nota ponderada dos trabalhos entregues em avaliação contínua)
Os alunos que pretendam melhoria podem voltar a entregar novas versões dos trabalhos entregues em época de avaliação contínua.

Bibliografia
- Miller, C. (2004). Digital Storytelling: A creators guide to interactive storytelling. Burlington: Focal Press
- Cardoso, G. e Araujo, V. e Espannha, R. (2009). Da comunicação de massa à Comunicação em rede. Porto: Porto Editora
- Darley, A. (2002). Visual Digital Culture, surface play and spectacle in new. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Nielsen, J. Designing Web Usability. (Vol. -). (pp. ---). -: -

Método de interação
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação

Software utilizado nas aulas