Comunicação Online

Comunicação Social
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 P + 4,50 OT

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Permitir aos alunos a exploração de novas formas de comunicar que surgiram com os novos media, nomeadamente a Internet, com o objectivo de identificar diferentes características, funções e modalidades.

Programa
Ciberespaço e realidade virtual, arquitecturas líquidas, autoria
colaborativa e o papel do escrileitor, pull vs. Push, hipertexto e
cibertexto, ludologia versus narratologia,
acção e percepção, interactividade e interacção, o interface; Da web 1.0 à Web 3.0

Metodologia de avaliação
Aval. Contínua:
?3 trabalhos ao longo do semestre-3x25%
.Trabalhos em aula-25%
Dispensa de exame:
-Entrega 3 trabalhos e média positiva nos 4 elementos de avaliação.
Aval. por Exame:
-entrega obrigatória de 2 dos 3 trabalhos
(ver ficha UC )

Bibliografia
- Miller, C. (2004). Digital Storytelling: A creators guide to interactive storytelling. Burlington: Focal Press
- Cardoso, G. e Araujo, V. e Espannha, R. (2009). Da comunicação de massa à Comunicação em rede. Porto: Porto Editora
- Darley, A. (2002). Visual Digital Culture, surface play and spectacle in new. (Vol. -). (pp. ---). -: -
- Nielsen, J. Designing Web Usability. (Vol. -). (pp. ---). -: -

Método de interação
Aulas teórico-práticas e práticas com explicação dos conteúdos
ministrados e exercícios de aplicação

Software utilizado nas aulas