Atelier I

Comunicação Social, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 15198/2014

7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Vanda Cristina Frazão Neves
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
O Atelier de Comunicação I é o primeiro de um conjunto de três Ateliers de Comunicação Empresarial.
Este primeiro tem como objetivo principal:
A. iniciar a compreensão do aluno em relação às funções de um profissional de Comunicação Empresarial na primeira instância da sua profissão;
B. Introduzir a metodologia de pesquisa, análise e tratamento de informação;
C. Introdução à linguagem e competências iniciais inerentes às Relações Públicas;
D. Desenvolver competências na elaboração de relatórios e documentos analíticos.

Programa
Módulo A e B:
1.Público-alvo e segmentação de mercado.
a.Pesquisa, análise e caracterização dos principais grupos geracionais;
b.Aplicação dos principais critérios de segmentação de mercado;
c.Personas.
2.Introdução às Relações Públicas.
a.Pesquisa, análise e caracterização de campanhas de meios;
b.Os vários tipos de comunicados de imprensa, estudo e iniciação de elaboração dos mesmos.
3.Orçamentação publicitária.
a. características técnicas para pedidos de orçamentos audiovisuais, fotográficos e gráficos.
4. Bases de Dados.
a. Métodos de organização da base de dados;
b. Identificação dos principais players digitais.
5.Léxico corporativo e metodologias de trabalho interno.
a.Descodificação e familiarização da terminologia específica da área da Comunicação Empresarial.
b. documentação de planificação e execução de projetos.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
Mód. A - Carla Cruz– 50% nota final.
Mód. B - Vanda Neves– 50% nota Final.
Composição da nota (Mód. A e B):
Participação 20%
Trabalhos:
Escritos 40%
Práticos 40%
Para obter aprovação na unidade curricular:
O aluno tem que ter nota mínima igual ou superior a 10 valores resultante da média ponderada dos módulos A e B.
Caso o aluno não cumpra os prazos estipulados ou obtenha uma classificação inferior a 8 (oito) valores em qualquer dos momentos de avaliação, será admitido para avaliação em época de exame.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões, caso contrário é admitido a exame.
Os alunos com regimes especiais deverão contactar as docentes até ao dia 27 de Novembro para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
Ex. Normal e de Recurso:
Nota Mód. A e B: Nota Ix75% + Nota IIx25%, sendo:
I. O aluno deve apresentar 80% dos trabalhos obrigatórios nas datas definidas em avaliação contínua;
II. realização de prova cujo enunciado deverá ser solicitado pelo aluno ao secretariado do curso com a antecedência de 7 dias antes da data do exame. O aluno deverá enviar o trabalho escrito até 2 dias úteis antes da sua realização para o correio eletrónico institucional de ambas as docentes e realizar a sua apresentação oral no dia do mesmo.

Bibliografia
- Kotler, P. (2011). Marketing 3.0 Do produto e do consumidor até ao espírito humano. Lisboa: Actual Editora
- Kotler, P. e Setiawan, I. e Kartajaya, H. (2012). Marketing 4.0 ­Mudança do tradicional para o digital. Lisboa: Actual Editora
- Ferreira, A. e Adas, E. e Galvão, J. (2014). Super Apresentações. (Vol. 1). Lisboa: Top Books
- Lindon, D. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e Vicente, J. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote

Método de interação
Unidade curricular com cariz eminentemente prático. Metodologias expositiva e ativa através da recriação do ambiente laboral em contexto de sala de aula com diferentes projetos e tarefas a serem solicitadas, desenvolvidas e operacionalizadas.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint, plataformas de e-learning Moodle, Teams e outras que possam justificar-se necessárias.