[CEM] Estratégias de Marketing

Comunicação Social, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 15198/2014

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 PL + 4,0 OT

Docente(s)
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
Aproveitamento na unidade curricular de Introdução ao Marketing.

Objetivos
Esta unidade curricular visa aprofundar os conhecimentos lecionados em Introdução ao Marketing numa perspetiva de aprendizagem e aplicação das metodologias do planeamento de Marketing, da análise de cenários, do estudo das opções estratégicas e da tomada de decisão em função dos objetivos pretendidos.
Ao final do semestre o aluno estará capacitado para:
A. Compreender o papel do Marketing nas Organizações e o respectivo contributo para a sociedade em geral.
B. Distinguir planeamento estratégico de planeamento operacional de Marketing.
C. Conhecer todas as etapas necessárias à elaboração de um plano de Marketing assim como ser capaz de levar a cabo cada um dos passos necessários à sua execução.
D. Caracterizar a procura, os mercados e as necessidades do consumidor enquanto pilares da criação da proposta de valor.
E. Conhecer as estratégias de Marketing desenvolvidas por reconhecidos autores da área de forma
F. Aplicar essas mesmas estratégias nas situações que assim o justifiquem, conhecendo à partida os seus benefícios e riscos inerentes.
G. Identificar, aplicar e implementar o mix adequado à prossecução dos objetivos de Marketing e de Comunicação.

Programa
1. Marketing e a criação de valor
1.1. Conceitos centrais
1..2. Contributo para a sociedade
1.3. Papéis do Marketing nas Organizações
1.4. Decisões de Marketing

2. O Planeamento de Marketing
2.1. Planeamento no centro das decisões de Marketing
2.2. Planeamento estratégico e Planeamento Operacional de Marketing
2.3 Elaboração do Plano de Marketing

3. Marketing e consumo
3.1. Tipos de Procura
3.2. Tipos de Mercados
3.3. Tipos de Necessidades dos clientes

4. Estratégias de Marketing
4.1. Estratégias Competitivas de Marketing
4.2. Estratégias de Preços
4.3. Estratégias para o ciclo de vida dos Produtos
4.4. Estratégias de Promoção

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua
A. trabalho de grupo escrito com apresentação oral (execução obrigatória) - 40% (60% trabalho escrito + 40% apresentação oral)
B. Prova escrita (40%)
C. Participação (20%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%)+(Nota B x 40%)+(Nota C x 20%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for menor que oito).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).

Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante deverão contactar a docente até ao dia 27 de Novembro do corrente ano, para definirem a sua forma de avaliação, tendo em conta os seus horários e/ou disponibilidades conjugadas com as exigências de aprendizagem da UC.
O aluno deve estar presente em um mínimo de 2/3 das sessões, caso contrário é admitido a exame.
Exames (Época Normal/Melhoria e Recurso/Melhoria)
Nota Final do Exame = Prova escrita (100%)
Aproveitamento da UC com nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Denis, L. e Lendrevie, J. e Lévy, J. e Dionísio, P. e V. Rodrigues, J. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Portugal: Dom Quixote
- Kotler, P. e Armstrong, G. (1993). Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil
- Pires, A. (1991). Marketing Conceitos, técnicas e problemas de gestão. Lisboa: Verbo
- Kotler, P. e Kartajaya, H. e Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Portugal: Actual Editora

Método de interação
Aulas de natureza teóricas assim como de práticas laboratoriais acompanhadas por uma forte componente prática quer seja pelo recurso a exemplos reais quer seja pela realização de exercícios ou pequenos trabalhos de campo a desenvolver pelos alunos.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint
Plataformas e-learning