Atelier II

Comunicação Social
7 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho
- Carla Dias Marques da Cruz

Pré-requisitos
NA

Objetivos
O Atelier de Comunicação Empresarial II tem como objetivo a análise, discussão e prática de conceitos e processos inerentes à planificação de marketing e comunicação e ao trabalho criativo.
Pretende desenvolver os diversos conhecimentos adquiridos nas várias unidades curriculares de uma forma eminentemente prática.

Programa
Módulo A:
1.As Empresas de Marketing e Comunicação: identificação das atividades realizadas pelas diferenças empresas ligadas à área da comunicação
2.Criação conceptual de uma Agência de Comunicação, como forma de aprofundar os conhecimentos relativos às atividades que pode desenvolver
3.A construção de um Brief: importância, modelos e redação de um Brief eficaz.
4.Comunicação oral: técnicas de redação de suportes escritos; atitude e postura numa apresentação oral.
Módulo B:
Estratégia de Marketing e Comunicação
1. Projeto de Laboratório de Pesquisa e Investigação de Marketing
1.1 Análise e diagnóstico da situação
1.2 A escolha dos alvos
1.3 Comportamento do Consumidor
1.4 A escolha do posicionamento
1.5 A escolha da política da marca
2. Projeto de Laboratório de Comunicação
2.1 Criação de um produto, um serviço e uma causa
2.2 Elaboração do briefing criativo
2.3 Brainstorming
3. Planificação de um evento desportivo
3.1 Previsão das necessidades
3.2 Planeamento das ações
3.3 Implementação
3.4 Avaliação

Metodologia de avaliação
Nota da UC = (Nota Mod A * 30%) + (Nota Mod B * 70%)
Mód.A e Mód.B: Avaliação Contínua
Presenças (10%)
Participação (15%)
Realização de 3 trabalhos

Para obter dispensa da aval. final o aluno deve ter nota > 10 val., resultante da ponderação.

Bibliografia
- Nunes, R. e Dionísio, P. e Rodrigues, J. e Faria, H. e Canhoto, R. (2009). b-Mercator Blended Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Rodrigues, J. e Dioní­sio, P. e Lévy, J. e Lendrevie, J. e Lindon, D. (2009). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
- Et al., . e Kotler, P. (2009). Marketing Management. New Jersey: Prentice Hall
- Ferreira, A. e Galvão, J. e Adas, E. (2014). Super Apresentações. Lisboa: Top Books

Método de interação
Aulas de cariz essencialmente prático, onde serão explanados os conceitos teóricos como princípio orientador do trabalho.

Software utilizado nas aulas
PowerPoint