Atelier I

Comunicação Social
7 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 45,0 TP + 5,50 OT

Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos
- Eduardo Manuel da Silva S. Pinhão

Pré-requisitos
NA

Objetivos
Os estudantes devem reconhecer o meio rádio enquanto fenómeno de Comunicação, ao nível dos seus conteúdos e características. Devem também ser capazes de produzir conteúdos jornalísticos de rádio, assim como de animação de rádio. Finalmente, devem ser capazes de dominar a tecnologia do meio

Programa
Módulo A - Hália Costa Santos
1. Enquadramento e características da Rádio
1.1 Contextualização histórica e a importância da Rádio
1.2 Serviço público/serviço privado
1.3 Estações generalistas e estações informativas
2. Os Géneros Jornalísticos na Rádio
2.1 A notícia
2.2 A entrevista
2.3 A reportagem
2.4 A opinião
2.5 A revista de imprensa
2.6 Os conteúdos patrocinados
3. Os noticiários na Rádio
3.1 Informação de proximidade
3.2 Hierarquização da informação
3.3 Fontes de informação
3.4 Análise comparativa de noticiários


Módulo B - Eduardo Pinhão
1. História tecnológica da Rádio
- O aparecimento da rádio
- Meios tecnológicos
- Evolução do som
- Rádio - presente e futuro
2. Tecnologias da Rádio
- Equipamento
- estúdio de emissão
- estúdio de exteriores
- estúdio de edição / produção
- Microfone
- tipos de microfone
- utilização do microfone
- cuidados e manutenção
- técnicas de gravação em estúdio e exterior
3. Teoria da Rádio
- O radiojornalismo
- escrever para o ouvido
- linguagem média
- construção de notícias na rádio
- pirâmide invertida
- O discurso próprio da Rádio
- a importância dos sons e da criatividade
4. laboratório de Rádio
- Emissão
- Construção de notícias para Rádio
- linguagem
- tempos verbais
- coerência na concisão
- Reportagem
- Sonoplastia
- Entrevista
- Debate
- Opinião
- Respiração e voz
- Dicção

Metodologia de avaliação
Frequência (Periódica)
MódA (HCS)
•Prova escrita–80%
•Pres&Part–20%
MódB (EP)
•Trabalhos práticos–80%
•Pres&Part–20%
Exame
MódA (HCS)
•Prova escrita–100%
MódB (EP)
A aprovação implica classificação mínima de 10 valores em cada Módulo (30%/70%).

Bibliografia
- Menezes, J. (2008). Tudo o que se passa, passa na TSF - Para um livro de estilo. Lisboa: Editora Jornal de Notícias
- Wolf, M. (1985). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença
- Albert, P. e Tudesq, A. (1990). História da Rádio e da Televisão. Lisboa: Editorial Notícias
- Adelino, G. (1999). A Rádio: suas características e relação com os outros meios de comunicação. Lisboa: Encomedi

Método de interação
Nas aulas teóricas-práticas descrevem-se exemplificam-se os conteúdos e propõe-se a aplicação de casos práticos, incluindo análise de conteúdos radiofónicas.
Nas aulas práticas-laboratoriais aplicam-se os conhecimentos adquiridos em ambiente real.

Software utilizado nas aulas
Hardata; Soundforge; Audition