Fotografia: Práticas Interdisciplinares e Contextos

 

Fotografia, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 S + 5,0 OT

Docente(s)
- Nuno Miguel de Sousa Vieira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a) Desenvolver e aprofundar os conhecimentos que cruzem a prática da Fotográfica com as outras disciplinas artísticas; contribuindo, por um lado, para um entendimento da fotografia como parte de um processo cultural mais amplo e por outro, os fenómenos de multiculturalismo e hibridismo característicos do pensamento contemporâneo;
b) Intensificar a relação entre a obra e o contexto, seja o contexto de produção, seja o de visibilidade;
c) Fornecer instrumentos de análise adaptados a uma reflexão na prática da fotografia em sentido amplo e inclusivo em relação a outra disciplinas artísticas. De modo a que os alunos consigam edificar um discurso escrito, articulado, solido e pessoal tendo como ponto de partida um referente imagético pessoal ou de outrem.

Programa
1. Campos operativos e definição de conceitos, ações e metodologias tendo como ponto de partida o lado da produção contribuindo para construção de uma “praxis” artística num território multicultural e híbrido;
2. Arte Contextual. O artista e a alteridade. O Lugar privado à visibilidade. Desenvolvimento de uma consciência critica e operativa sobre as implicações do ato produtivo no momento da visibilidade e vice-versa;
3. Arte contemporânea em geral e da Fotografia em particular e as suas múltiplas direções e contingências conceptuais. O hibridismo e a justaposição de médiuns, da imagem ao texto.

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua (30%);
Apresentação, defesa e discussão dos trabalhos teórico-práticos (70%);
Os alunos com classificação igual ou superior a 10 estão dispensados do exame;

Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas;

Em situação de exame serão solicitados os mesmos trabalhos práticos que no contexto de avaliação continua (80%) e um exercício suplementar proposto para a situação de exame (20%).

Bibliografia
- BOURRIAUD, . (2009). Estética relacional. . (Vol. 1). São Paulo: Martins Fontes
- ARDENNE, P. (2006). Un Arte Contextual – Creación artística em médio urbano, em situación, de intervención, de participación. (Vol. 1). Murcia: Cendeac
- DE OLIVEIRA; OXLEY; PETRY, N. (2000). Installation art. (Vol. 1). London: Thames & Hudson Ltd
- O’DOHERTY, B. (2007). Studio and cube – On the relationship between where art is made and where art is displayed. (Vol. 1). New York: Columbia University : Columbia University

Método de interação
1. Aulas teóricas de exposição oral, debates, exemplos práticos, análise de textos, apresentações individuais e de grupo;
2. Aulas à distância, modo síncrono.

Software utilizado nas aulas
Zoom;
Doctrino (https://doctrino.ipt.pt).