Emulsões

Fotografia, Publicação em Diário da República - Despacho n.º 8645/2020 - 08/09/2020

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 30,0 TP + 5,0 OT

Docente(s)
- Alexandre José de Magalhães Figueiredo
- Marta Sicurella

Pré-requisitos
NA

Objetivos
a) Conhecer os processos fotográficos que usam emulsão de brometo ou cloreto de prata, a preto e branco, e emulsão para captura de infravermelho.
b) Conhecer os processos de produção de uma emulsão, tanto a nível industrial como em pequena escala, em laboratório fotográfico, de forma artesanal.
c) Saber produzir, aplicar e testar uma emulsão fotográfica artesanal.
d) Realizar um projecto final, de tema livre, onde o aluno aplique uma das técnicas aprendidas, e estabeleça relações conceptuais entre o tema proposto e o seu suporte final.

Programa
1) Estudo das teorias da imagem latente e da revelação, para
compreender como a escolha dos químicos, as diferentes tecnologias de produção e a variação dos parâmetros podem influenciar as características das emulsões fotográficas.
2) Experiência com película fotográfica sensível ao infravermelho, com emulsão fotográfica industrial, e com emulsão lavada, fabricada integralmente pelos alunos, em contexto de aula prática.
3) Prática de impressão em vários suportes (madeira, têxteis, papel, vidro, etc.), com emulsão lavada, produzida em contexto de aula prática, e com emulsão comercial.
4) Preparação e teste de emulsão lavada para revelação; produção de um negativo em vidro, para captura em câmara de grande formato, e positivação em papel fotográfico.

Metodologia de avaliação
A avaliação contínua consiste na média ponderada de:
Componente teórica: 1 teste avaliação escrito-25%.
Componente prática: 3 exercícios práticos-30%, Projeto final-40%.
Presença,Participação,Assiduidade-5%
Fica dispensado de exame quem tiver classificação de, pelo menos, 9,5/20 valores, e nenhum elemento de avaliação com classificação inferior a 8/20 valores. Fica excluído de exame quem tiver classificação inferior a 8 valores na componente prática.
Em épocas de exame, pode ser realizado o teste escrito e entregue o projeto final, sendo a nota final calculada da mesma forma que em frequência, salvo serem usadas as classificações de exame.

Bibliografia
- White, L. (1995). Infrared Photography Handbook. New York: Amherst Media Inc.
- Wall, E. (1929). Photographic Emultions, their preparation and coating on glass, celluloid and paper, experimentally and on large scale. Boston: American Photographic Publishing Co.
- Zakia, R. e Current, I. e Compton, J. e Stroebel, L. (2000). Photographic Materials and Processes. London: Focal Press
- Jones, S. e Reed, M. (2001). Silver Gelatin, a User's Guide to Liquid Photographic Emultion. London: Argentum, Aurum Press Limited

Método de interação
A - Método de interação expositivo, aulas teóricas lecionadas com recurso a interface de projeção
B - Prática laboratorial onde se procede à experimentação e aplicação dos conhecimentos adquiridos no contexto das aulas teóricas.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
Silverfast

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável