Argumentos e Escrita Criativa

 

TeSP - Design Multimédia, Publicação em Diário da República - Despacho (extrato) n.º 7186/2021 de 20/07/2021

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa

Pré-requisitos

Objetivos
1) Redigir c/acerto gramatical, pontuação e sintaxe;
2) Desenvolver a criatividade;
3) Criar narrativas com sentido;
4) Redigir para meios digitais e não digitais;
5) Conceber conteúdos e enredos, com sequencialidade linear e não linear;
6) Redigir sinopses, logline e recensões.

Programa
a)Leitura e interpretação de info. escrita/não escrita
b)Gramática, pontuação, sintaxe
c)Géneros literários
d)Narrativa: elementos estruturais
e)Narrador
f)Personagens
g)Tempo e espaço ficcional
h)Sequencialidade e possibilidade de interações
i)Ações, contexto e momentos fulcrais de uma narrativa
j)Síntese descritiva
l)Filmologia: pontuação, planos, angulação
m)Cena, ato, sequência
n)Exer. aplic.

Metodologia de avaliação
Aulas de leituras/análise, a partir das quais se estabelece contacto com conceitos e teoria.
Realização de exercícios práticos, para demonstração de competências e domínio de conteúdos.
Aulas de análise e crítica dos textos redigidos.
Os exercícios possuem todos o mesmo peso e serão classificados de zero a vinte valores.
Apresentação em frequência dos exercícios propostos, devidamente concluídos, incorporando sugestões de melhoria e de transformação.
Classificação final expressa quantitativamente, de zero a vinte valores.
Os alunos que não obtenham aproveitamento em frequência (classificação final inferior a dez valores), são admitidos a exame.
O exame consiste numa prova prática, podendo também ter questões teóricas, incidindo sobre os conteúdos e as práticas que o programa elenca ou implica.

Bibliografia
- Carmelo, L. (2005). Manual de Escrita Criativa. Mem Martins: Publicações Europa-América
- Cooper, P. (2005). Writing Creative Nonfiction. Fiction Techniques for Crafting Great Nonfiction. Burlington, Oxford: Focal Press
- Friedmann,, A. (2006). Writing for visual Media. Burlington, Oxford: Focal Press
- Herman,, D. (2009). Basic Elements of Narrative. Chichester.: Wiley-Blackwell

Método de interação
I)Aulas de descoberta e aprofundamentos de conceitos e teoria.
II)Aulas de análise de casos/exemplos.
III)Aulas de desenvolvimento, apresentação e crítica dos textos criados.

Software utilizado nas aulas

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável