Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10345/2023 de 09/10/2023
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 617539.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1 Identificar necessidades cobertas pelo design
2 Usar métodos e ferramentas adequados a cada situação e etapa
3 Desenvolver soluções com base nas etapas de descoberta,
de interpretação/redefinição, de ideação e de experimentação
Programa
1. DESCOBRIR: Contactar c/problemas/necessidades + Investigar
2. INTERPRETAR: enquadrar necessidade + Redefinir+ Planificar
3. IDEALIZAR: Explorar alternativas + Conceber
4. EXPERIMENTAR: Prototipar/construir de mockups, Obter feedback, Testar
Metodologia de avaliação
Os alunos são avaliados por trabalhos, realizados em grupo.
Os trabalhos têm de ser todos disponíveis na plataforma Teams da UC, até à aula anterior ao dia da frequência;
Entrega, apresentação e defesa, em frequência, de todos os trabalhos e exercícios propostos, devidamente concluídos e incorporando as sugestões de melhoria e de transformação, dadas durante as aulas;
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores.
Só são admitidos a exame alunos que foram avaliados em frequência, não tendo obtido aproveitamento naquela;
O exame consiste na apresentação e defesa dos trabalhos ou tarefas, devidamente alterados;
Classificação final quantitativa, de zero a vinte valores;
Sempre que seja necessário desenvolver mais do que um trabalho/projeto/tarefa, aqueles terão rodos o mesmo peso.
Bibliografia
- Ambrose, G. (2011). Design Thinking. Lausanne: AVA Publishing,
- Curedale, R. (2019). Design Thinking Process and Methods. Sidney: Design Community College Inc
- Hannington, B. (2019). Universal Methods of Design Expanded and Revised: 125 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions.. Beverly: Rockport Publishers
Método de Ensino
O Design Thinking (formação micro e macro para a conceção de soluções), coloca os alunos perante situações de incerteza.
As respostas fazem-se, levando os alunos a resolver tarefas de designing que contemplem etapas e processos de design thinking.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de maio de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)