Matemática aplicada

Gestão do Território
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Conhecimentos de cálculo algébrico.

Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos serão capazes de interpretar e formular problemas no âmbito da Análise Matemática e da Álgebra Linear e terão adquirido as valências matemáticas que permitirão a extrapolação de problemas matemáticos para problemas de natureza económica e social.

Programa
1. Revisões sobre Cálculo Algébrico 2. Funções reais de variável real 3. Cálculo diferencial 4. Noções de cálculo integral 5. Matrizes 6. Determinantes.

Metodologia de avaliação
Usa-se a mesma metodologia tanto na época de frequência como nas épocas de exame que consiste num teste escrito, classificado de 0 a 20 valores, sem consulta e sobre toda a matéria leccionada durante o semestre.

Bibliografia
- Manuel, A. e Ferreira Amaral, I. (2008). Álgebra Linear: Matrizes e Determinantes. (Vol. 1). Portugal: Edições Sílabo
- Strang, G. (2009). Linear Algebra and its Applications. USA: Wellesley Cambridge Press
- Larson, R. e Hostetler, R. e Edwards, B. (2006). Cálculo. (Vol. 1). Brasil: McGraw-Hill
- Ziegler, M. e Byleen, K. e Barnett, R. (2011). Calculus for Mathematics for Business, Economics, Life Sciences and Social Sciences. USA: Pearson Education

Método de interação
Nas aulas teóricas introduzem-se os conceitos de um ponto de vista abstracto e de seguida abordam-se as respectivas consequências e aplicações. As aulas práticas destinam-se à resolução de exercícios incentivando a resolução autónoma de problemas.

Software utilizado nas aulas