Crítica da Fotografia Contemporânea 1

Fotografia
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 S + 5,0 OT

Docente(s)
- Nuno Miguel de Sousa Vieira

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
a) Desenvolver e aprofundar os conhecimentos sobre as práticas A.C. e da F; contribuindo para um entendimento da fotografia como parte de um processo cultural mais amplo;
b) Cruzar a informação sobre a prática da A.C. e da F. Contruindo uma visão relacional e de contagio reciproco entre a pratica fotográfica em particular e a arte em geral;
c) Fornecer instrumentos de análise adaptados a uma reflexão na prática da fotografia, de modo a que os alunos consigam edificar um discurso escrito, articulado, solido e pessoal tendo como ponto de partida u
m referente imagético pessoal ou de outrem;
d) Identificar as contingências da prática da F. na contemporaneidade, considerando que, qualquer acontecimento é sempre refém do seu contexto, as relações entre a produção artística e as particularidade e especificidade contextuais de determinada a sua produção e materialização são sempre constitutivas e construtivas da própria obra;

Programa
1. Campos operativos e definição de conceitos tendo como ponto de partida o lado da produção. Desenvolver uma conêscnicia critica e operativa sobre as implicações do ato produtivo no momento expositivo e vice-versa.
2. Modernismo, crítica e refundação e as suas reverberações para a pratica artistica contemporânea.
3. Arte contemporânea em geral e da Fotografia em particular e as suas múltiplas direcções e contingências conceptuais. A prática da fotografia justaposta e numa relação de simbiose com o contexto.

Metodologia de avaliação
Apresentação, defesa e discussão dos trabalhos práticos propostos individualmente (70%)
A avaliação é contínua (30%)
Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas

Bibliografia
- Didi-Heberman, G. (2013). O Que Vemos, O Que nos Olha. Lisboa: Editora 34
- Baudelaire, C. (2004). O Pintor da Vida Moderna. Lisboa: Vega
- Barthes, R. (2012). A Câmara Clara. .: Edições 70
- Marleau-Ponty , M. (2000). O Olho e o espí­rito. Lisboa: Vega
- A., C. (2005). Teorias da Arte. (Vol. 1). São Paulo: Martins Fontes

Método de interação
Aulas téoricas de exposição oral, debates, exemplos práticos, análise de textos, apresentações individuais e de grupo.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.