Projecto

 

Engenharia Química e Bioquímica, Publicação em Diário da República - Despacho nº 10764/2011 - 30/08/2011

12 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 TP + 16,0 S + 30,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Aquisição de capacidade para elaborar e interpretar projetos de processos industriais.
Adaptação ao ambiente industrial no caso de estágio externo.
Desenvolvimento de competências para a criação de projetos de engenharia, relatórios de projetos de investigação laboratorial ou de estágios.

Programa
1 – Revisão bibliográfica. Fiabilidade das fontes de informação. Citação bibliográfica – Normas APA 7ª edição.
2 – Organização do relatório final – especificidades dos relatórios de projeto de engenharia, dos projetos de investigação e dos relatórios de estágio.
3 – O Projeto em Engenharia Química. Origem de um Projeto. Condicionantes externas e internas à conceção e ao desenvolvimento. Partes constitutivas. Estudo de casos.
3.1 – Análise de Mercado. Capacidade a instalar. Localização.
3.2 – Processo de fabrico. Descrição do processo. Diagrama de blocos. Desenvolvimento de fluxograma de processo. Simulação do processo.
3.3 – Balanços de matéria e energia às diferentes operações.
3.4 – Projeto de equipamentos. Materiais de construção e equipamentos. Pesquisa de informação e seleção. Dimensionamento. Instrumentação. Serviços auxiliares e eficiência energética.
3.5 – Análise económica. Avaliação de custos de investimento e de produção. Estimativa de receitas. Segurança e prevenção de perdas. Monitorização, controlo de execução e impacte ambiental do projeto. Viabilidade económica.

Metodologia de avaliação
Relatório final escrito e apresentação pública do projeto.

Bibliografia
- Coulson, J. e Richardson, J. (1989). Tecnologia Química-Introdução ao Projecto em Engª Química. (Vol. 6). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Riggs, J. e Himmelblan, D. (2014). Engenharia Química-Princípios e Cálculos. Rio de Janeiro: Nova Guanabara/Gen
- Towler, G. e Sinnott, R. (2013). Chemical Engineering Design – Principles, Practice and Economics of Plant and Process Design. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Duncan, T. e Reimer, J. (2019). Chemical Engineering Design and Analysis - An Introduction. Cambridge: Cambridge University Press

Método de interação
Aulas teóricas e supervisão de trabalhos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável