Gestão da Qualidade

Engenharia Química e Bioquímica
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP

Docente(s)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ter competências para desenvolver e implementar sistemas de garantia ou controlo de Qualidade, para analisar custos da Qualidade e implementar medidas de melhoria dos processos. Com base em alguns conhecimentos anteriores de estatística e numa perspetiva prática da sua aplicação na área do controlo de qualidade os alunos também devem conseguir implementar e analisar sistemas de controlo estatístico do processo (CEP).

Programa
I. Introdução
I.1. Enquadramento histórico da Qualidade
I.2. Definições
I.3. Conceito de produto / ciclo de vida
II. Gestão da Qualidade
II.1. O conceito de Qualidade
II.1.1. Modelos de Qualidade
II.1.2. Sistemas de Gestão da Qualidade
II.1.3. Qualidade Total
II.1.4. Normas de garantia da Qualidade
II.2. Custos de Obtenção da Qualidade (COQ)
II.2.1. Démarche COQ
II.2.2. Indicadores para avaliação dos COQ
II.2.3. Custos da não-qualidade
II.3. Formalização de um sistema da Qualidade
II.3.1. Normalização
II.3.2. Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Normas da família ISO 9000
II.3.3. Manual da Qualidade
II.3.4. Certificação de produtos
II.3.5. Acreditação de entidades - Norma ISO 17025
II.3.6. Auditorias
III. Controlo Estatístico do Processo - CEP
III.1. Noções de estatística
III.2. Planos de amostragem
III.3. Princípio das cartas de controlo e respetivos limites
III.4. Cartas de controlo de variáveis e de atributos
III.5. Capabilidade do processo
III.5.1. Reta de Henry
III.5.2. Cp, Cpk, e percentagem de produtos defeituosos
IV. Índice de satisfação do cliente

Metodologia de avaliação
Avaliação teórica - Teste escrito em qualquer das épocas.
Avaliação teórico-prática - Trabalho de pesquisa bibliográfica.
A classificação final - média das notas das 2 partes.
A aprovação implica uma nota superior ou igual a 10 em ambas as partes.

Bibliografia
- Hoyle, D. (2005). ISO 9000 QUALITY SYSTEMS HANDBOOK. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Pires, A. (2007). QUALIDADE ? Sistemas de Gestão da Qualidade. Lisboa: Edições Sílabo
- António, N. e Teixeira, A. e Rosa, A. (2016). Gestão da Qualidade - De Deming ao modelo de excelência da EFQM. Lisboa: Edições Sílabo
- Santos, G. (2013). Sistemas Integrados de Gestão - Qualidade, Ambiente e Segurança. Porto: Publindústria

Método de interação
Aulas teóricas expositivas. Aulas teórico-práticas com estudos de casos e resolução de exercícios.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.