Economia e Gestão

Engenharia Química e Bioquímica
4 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)
- Henrique Joaquim de Oliveira Pinho

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Capacidade de interpretar os principais conceitos de economia e de gestão de empresas. Desenvolver técnicas de análise de mercado aplicadas aos processos industriais. Capacidade de usar conceitos e ferramentas de gestão da produção e de aprovisionamento. Saber interpretar estratégias de vendas e de planeamento empresarial. Elaborar e analisar projetos de investimento.

Programa
1. Introdução: princípios básicos de economia:
1.1. Fundamentos de microeconomia e de macroeconomia;
1.2. Conceitos de estrutura e de organização empresarial;
2. As funções essenciais da gestão das organizações:
2.1. A gestão comercial (Marketing; A análise de mercado; O Marketing mix);
2.2. A gestão da produção e operações;
2.3. A gestão das compras - aprovisionamento;
2.4. A gestão dos recursos humanos;
2.5. A gestão financeira;
3. O planeamento da empresa: modelos de planeamento e
gestão estratégica.
4. Elaboração e análise económica de projetos:
4.1. O conceito de projeto de investimento;
4.2. Elementos necessários à análise económica;
4.3. Critérios de avaliação e seleção de projetos.
5. Interação entre a Engenharia e a Gestão:
5.1. Exemplos de gestão da inovação e organizações de base tecnológica;
5.2. Empreendedorismo e criação de organizações.

Metodologia de avaliação
Trabalho de grupo (30%) e teste escrito (70%), em frequência ou nas épocas de exame, com nota mínima de 9 valores em ambas as componentes.

Bibliografia
- Marques, A. (2014). Concepção e análise de projectos de investimento.. Lisboa: Ed. Sílabo ISBN: 9789726187813
- Sousa, A. (1999). Introdução à Gestão: Uma abordagem sistémica.. Lisboa: Ed. Verbo ISBN: 9789722213028
- Neves, J. (2011). Introdução à  Economia. Lisboa: Ed. Verbo ISBN: 9789722230568
- Pinho, H. (0). Material de apoio de EG. Acedido em 10 de setembro de 2018 em www.e-learning.ipt.pt

Método de interação
Aulas teórico-práticas em que são descritos os conteúdos, e propostos temas de discussão e exercícios de aplicação dos conceitos ministrados.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.