Física das Construções

Engenharia Civil (pós-laboral)
5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Conhecimentos gerais no domínio dos materiais e dos processos gerais de construção.

Objetivos
Estudar as questões relacionadas com a segurança contra incêndios e conforto térmico, acústico e higrométrico em edifícios. Os alunos adquirem as competências essenciais para escolherem, as soluções de projeto que mais se adequam ao cumprimento dos regulamentos vigentes.

Programa
1-Introdução à Física das Construções.2-Comportamento Térmico dos Edifícios.3-Comportamento Higrométrico dos Edifícios.4-Ventilação Natural dos Edifícios.5-Segurança Contra Incêndio em Edifícios.6-Acústica de Edifícios (processos de quantificação do ruído, propagação do som em espaços fechados e isolamento sonoro).

Metodologia de avaliação
A avaliação da UC será feita através de uma prova escrita (sem consulta) (60%) e um trabalho de aplicação prática (40%). O trabalho consiste na verificação da conformidade do projecto de um edifício com os requisitos do RCCTE.

Bibliografia
- Vigran, T. (2008). Building Acoustics. London: Taylor & Francis
- Rodrigues, A. e Piedade, A. e Braga, A. (2009). Térmica de Edifícios. (Vol. 1). Amadora: Edições Orion
- Castro, C. e Abrantes, J. (2009). Manual de Segurança Contra Incêndio em Edifícios. (Vol. 1). Sintra: ENB

Método de interação
As aulas teóricas envolvem a apresentação conceitos. As aulas práticas consistem na resolução de problemas e na análise da conformidade de projectos com a legislação aplicável.B-learning para apoiar a transmissão dos conteúdos programáticos.

Software utilizado nas aulas