Construções Metálicas e Mistas

Engenharia Civil (pós-laboral)
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram competência para aplicar os conhecimentos de resistência de materiais, análise, estabilidade e dimensionamento de estruturas, bem como, os conceitos da regulamentação (RSA, REAE, EC1, EC3 e EC4) ao projeto de estruturas metálicas e mistas.

Programa
1. INTRODUÇÃO. 2. ANÁLISE DE ESFORÇOS: análise global elástica e plástica; efeitos de 2ª ordem; influência das ligações; contraventamento. 3. CLASSIFICAÇÃO DE SEÇÕES. 4. DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS METÁLICAS: resistência das secções; encurvadura; bambeamento; enfunamento; ligações e pormenorização. 5. ESTRUTURAS MISTAS AÇO-BETÃO: conexão aço-betão; dimensionamento de vigas e lajes mistas.

Metodologia de avaliação
A avaliação consiste numa prova escrita (80%) de cariz teórico-prático, cotada para 20 valores, sendo requerida a classificação mínima de 9 valores, e um trabalho prático (20%), cotado para 20 valores.

Bibliografia
- Simões, R. (2005). Manual de dimensionamento de estruturas metálicas. Coimbra: CMM Press
- Vários Autores, . Regulamentos: RSA, REAE, EC1, EC3 e EC4. (Edição: várias)
- Da Silva, V. (2013). Mecânica e resistência dos materiais. Coimbra: Zuari
- Silva, L. e Santiago, A. (2003). Manual de ligações metálicas. Coimbra: CMM Press

Método de interação
As aulas teóricas compreendem a exposição de conceitos teóricos e discussão de exemplos práticos. Nas aulas práticas são propostos trabalhos aos alunos para que procedam à análise e dimensionamento de casos práticos de estruturas metálicas e mistas.

Software utilizado nas aulas
CYPE; FTOOL; AutoCAD.