Video

Artes Plásticas - Pintura e Intermédia
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 7,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Utilização de software de edição de imagem.

Objetivos
OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Desenvolvimento das capacidades de reflexão e análise das utilizações contemporâneas do vídeo e do áudio.

Esta cadeira tem como objectivo, orientar o aluno na leitura e produção de formatos audiovisuais (vídeo, e display audiovisual orientado por meios tecnológicos) de forma a possibilitar a utilização crítica das práticas audiovisuais no seio das tecnologias da imagem e da comunicação.

Esta disciplina opera ao nível da produção e apoio dos projectos dos alunos e suporta a ligação que os novos média têm com os contextos históricos, sociais e culturais (desenvolvimento sociopolítico, filosófico, tecnológico e investigação sobre outros universos comunicacionais específicos como: a música, literatura, teatro, cinema, etc.).

Articulação das problemáticas exploradas no âmbito dos interesses particulares e pessoais dos alunos, favorecendo uma introspecção analítica dos trabalhos desenvolvidos nas cadeiras de índole prática e teórica, bem como do apoio à produção de objectos audiovisuais que se incluam no âmbito da comunicação publicitária, arte contemporânea, modelos alternativos de difusão e formatos institucionais.

Programa
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

- Estudo de alguns objectos que orientem a produção audiovisual contemporânea: fotografia, vídeo-arte, instalação audiovisual, anuncio/spot publicitário/trailer, curta-metragem, documentário, ficção, vídeo musical, etc.

- Visionamento de alguns objectos cinematográficos que estabeleceram o estado de produção contemporânea.

- Estrutura de um filme ou vídeo: pré-produção, filmagem e pós-produção.

- Guião e story-board.

- Exercícios básicos de filmagem e iluminação.

- Captura e edição digital.

- Formatação de saídas vídeo e audio. (DVD Authoring, conversão de ficheiros/compatibilidades).

- Execução de projectos de autor onde os conhecimentos técnicos se cruzam com os interesses teóricos/práticos que o aluno manifeste nos projectos individuais.

Metodologia de avaliação
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos conteúdos propostos será efectuada com a realização de trabalhos práticos a desenvolver durante o período de aulas

Os alunos deverão realizar um conjunto de cinco exercícios propostos pelo docente que interliguem os objectivos individuais do aluno com os da disciplina.


Avaliação contínua: a nota final será um somatório das notas de cada um dos cinco exercícios propostos.

Avaliação Final ? Estão dispensados da avaliação final os alunos que na avaliação contínua obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Serão excluídos da avaliação final os alunos que não tenham assiduidade a, pelo menos, 2/3 das aulas práticas ou não tenham realizado os trabalhos solicitados ou que, realizando-os, obtenham nota inferior a 10 valores.

Bibliografia

Método de interação
Aulas expositivas temáticas e técnicas.
No início de cada tema a explorar em cada um dos exercícios/projectos propostos, será feita uma exposição detalhada dos elementos temáticos, práticos e técnicos a desenvolver.

Aulas de desenvolvimento personalizado de projecto.
Após as aulas expositivas os alunos terão um número limitado de horas/aulas para resolver o exercício em contexto de sala de aula/laboratório digital.

Tutoriais individuais ou de grupo.
Durante o processo de execução dos projectos os alunos são acompanhados individual ou colectivamente, dependendo da natureza individual ou de grupo de cada projecto proposto.

Software utilizado nas aulas