Arte em Espaço Público

Artes Plásticas - Pintura e Intermédia
4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 7,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
a - Com esta U.C. os alunos devem ficar dotados de conhecimentos sobre o que define a arte em espaço público;
b - Ela visa desenvolver dispositivos cognitivos para entender de modo crítico as relações da produção artística com o espaço público, que possibilitem a sua produção por parte dos alunos.

Programa
1.1. Análise de projetos artísticos e das metodologias usadas neles;
2.1. Arte em espaço público efémera;
2.2. Arte em espaço público de intervenção comunitária;
3.1. Os conceitos de lugar e não-lugar, de Marc Augé;
4.1. O conceito de esfera pública segundo Habermas;
4.2. O conceito de ?site specific?;
5.1. Os conceitos de Monumento e de Anti-Monumento, na obra de Robert Smithson.

Metodologia de avaliação
Realização de trabalho prático - projetos vocacionados para o espaço público, sua apresentação e discussão pública acompanhada de uma fundamentação teórica escrita.

Bibliografia
- Eccles; Wehr; Kastner, . (2004). Plop, Recente Projects of the Public Art Fund.. New York: Merrell Publishers Limited
- Augé, M. (1998). Não-Lugares Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Venda Nova: Bertrand editora
- Serra, R. (1994). Richard Serra, Writings Interviews. Chicago, London: The University of Chicago Press
- Flam, J. (1996). Robert Smithson: The Collected Writings. California: The University of California Press

Método de interação
Aulas teórico-práticas, nas quais se desenvolvem sessões expositivas de apresentação e análise de conceitos com base em casos práticos que os informam e se propõem exercícios que permitem consolidar na prática artística essa aprendizagem.

Software utilizado nas aulas
Não Aplicável