Projecto de Pintura

Artes Plásticas - Pintura e Intermédia
20 ECTS; 3º Ano, Anual, 30,0 T + 180,0 PL + 15,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Conhecimento e domínio das técnicas de produção artística.
Capacidade de leitura e interpretação imagética.

Objetivos
Proporcionar as habilitações necessárias à realização de projectos onde se enquadrem o aprofundamento e a consolidação de uma linguagem própria e apontem para uma fase de maturação, na aplicação dos métodos e conceitos adquiridos.

Programa
1. Desenvolvimento da capacidade de resposta a um processo de investigação contínua, cujo desenvolvimento se pretende favorecido, tanto pelo interesse dos alunos, como pela pertinência e consolidação das propostas apresentadas inicialmente em formato de plano de trabalhos.
2. Noção de percurso e de evolução dele, aferível ao longo do ano lectivo.
3. Enunciação, problematização e formulação de conteúdos, objectivos e estratégias para a concretização do(s) trabalho(s).
4. Concretização de um corpo de trabalhos submetidos a um referente, uma temática ou um conceito, no âmbito da produção artística, onde seja presente a consolidação da abordagem individual dentro de uma metodologia de investigação face ao universo pessoal, histórico, cultural e social do aluno.
5. Consolidação da fundamentação teórica dos objectos realizados, quer ao nível dos processos técnicos e formais seleccionados, quer ao nível da significação e selecção da temática adoptada.

Metodologia de avaliação
Materialização e desenvolvimento do projecto individual.Trabalho teórico que deve funcionar como suporte explicativo do desenvolvimento formal e conceptual do trabalho prático.
A assiduidade será um factor de importância primordial na avaliação.

Bibliografia
- Benjamin, W. (1992). Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d'Água
- Krauss, R. (1986). The Originality of the Avant-Garde and Other modernist Myths. London: Cambridge Mass, MIT Press
- Merleu-Ponty, M. (2000). O Olho e o Espírito. Lisboa: Vega

Método de interação
Aulas práticas de ateliê. Os alunos deverão desenvolver o seu projecto artístico de carácter individual, o número de trabalhos, dimensões e técnicas devem ser equacionadas pelos alunos de acordo com cada proposta e aprovada pelo docente.

Software utilizado nas aulas
não aplicável