Introdução às Artes Plásticas

Artes Plásticas - Pintura e Intermédia
10 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 90,0 PL + 15,0 OT

Docente(s)

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos sobre a pintura e o desenho.

Objetivos
Iniciação da prática oficial da pintura -as tecnologias clássicas e a prática experimental. Desenvolvimento da capacidade especulativa, que permitem estabelecer as relações entre projeto, realização e crítica.

Programa
1.Introdução:O espaço na linguagem pictórica e suas inter-relações. Os materiais e equipamentos de pintura. 2. Modos de interpretar; 3. Estrutura no espaço bidimensional - a composição; 4.Estruturavno espaço tridimensional; 5.A cor; 6. O espaço e expressão pessoal. 7. O espaço na Figura Humana; 8. Efeitos e truques: Pintado, texturas e volumes.

Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua e será feita através dos trabalhos práticos executados nas aulas.Frequência(Entrega dos trabalhos). Avaliação Final- Estão dispensados os alunos que na avaliação contínua obtenham nota igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Smith, R. (2003). Manual prático do Artista-Equipamento Materiais Procedimento Técnicas. Lisboa: Civilização Editores
- Asunción, J. (2005). Cor- Pintura Criativa. Lisboa: Editorial Estampa
- Parramón, J. (2000). Efeitos e Truques-Pintando Texturas e Volumes. Barcelona: Edições Lema
- Arnheim, R. (1980). Arte & Percepção Visual - Uma psicologia da visão criadora, pioneira Thomson. São Paulo: Pioneira Thomson

Método de interação
Aulas teóricas em que se descrevem e exemplificam os métodos de resolução de várias técnicas da pintura e do desenho, e aulas práticas em que são propostos exercícios de aplicação dos conceitos ministrados.

Software utilizado nas aulas