Pré e Proto-História

Pós-Graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial
ECTS; º Ano, , 0,0 T + 0,0 PL + 0,0 TP + 0,0 P + 0,0 TC + 0,0 S + 0,0 E + 0,0 OT + 0,0 O

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a origem e evolução do Homem, quais as principais etapas da pré-história, desde as primeiras comunidades humanas à idade dos metais. Dar a conhecer aos alunos a importância da pré-história para a evolução das mentalidades, a partir do século XIX.

Programa
1 ? As sociedades de caçadores-recoletores
As industrias do Paleolítico
O plistocénico peninsular
As primeiras comunidades humanas em território Peninsular
As principais estações paleolíticas e mesolíticas da P.I.
2 - As primeiras sociedades produtoras.
Domesticação e a agricultura;
Sistemas sociais e económicos
Sedentarização;
Novas tecnologias, materiais e indústrias;
Percepção de paisagem e território;
Tipos de estações;
Comportamentos rituais e praxis.
3 ? O fenómeno do megalitismo
Monumentos, crenças e rituais: tipologias e deposições
Análise dos processos mentais de culto;
4 - As primeiras sociedades metalúrgicas.
Hierarquias;
Itens de prestígio;
Conceito de propriedade;
Materiais, influências culturais e ideológicas na Europa;
5 ? A idade do cobre, bronze e ferro.

Metodologia de avaliação
A avaliação será realizada pela apresentação de um trabalho (formato artigo)-(45%).
A avaliação contabilizará ainda a participação nas aulas e assiduidade (10%) e a realização de um teste (45 %).

Bibliografia

Método de interação
Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc.

Software utilizado nas aulas
Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word, e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.