Antropologia e Etnoarqueologia

 

Pós-Graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 10,0 T + 5,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
N/A

Objetivos
A - Compreender as questões teórico-metodológicas e práticas da etnoarqueologia, desde o surgimento da disciplina aos estudos contemporâneos;
A1 - Entender a base teórica da etnoarqueologia e a sua relação com as correntes teóricas da Arqueologia;
A2 - Conhecer a evolução da prática etno-arqueológica
A3 - Assimilar as implicações éticas envolvidas nas pesquisas etnográficas e etnoarqueológicas
B - Conhecer os processos da pesquisa etnoarqueológica e o seu uso na Arqueologia contemporânea
B1 - Identificar a metodologia de pesquisa;
B2 - Compreender os usos da etnoarqueologia com vistas a fornecer outras perspetivas para análise e interpretação da cultura material
C - Compreender os usos da etnoarqueologia
C1 - Conhecer exemplos práticos paradigmáticos do uso da etnoarqueologia
C2 Avaliar os limites e possibilidades da etnoarqueologia

Programa
1. 1 Introdução à etnoarqueologia
1.1. História da Etnoarqueologia
1.2. A etnoarqueologia na perspectiva da arqueologias Processual e Pós- processual
1.3. A cultura material e as perspectivas etnoarqueológicas para a sua compreensão
1.4. A experiência do Outro e com o Outro

2. Elementos teórico e metodológicos na/sobre a etnoarqueologia:
2.1. Analogia etnográfica: limites e possibilidades
2.2. Os processos de formação de sítios arqueológicos
2.3. Reconstrução de atividades
2.4. Uso do espaço
2.5. Classificação, tecnologia, estilo e função dos artefatos
2.6. Colonização/Descolonização da arqueologia
3. A prática etnoarqueológica e a cultura material
3.1. Produção e análise dos dados etnoarqueológicos
3.2. Produção, uso, reuso e descarte dos elemento materiais
3.3. As leituras e releituras da cultural material obtidas nas atividades arqueológicas sob a perspectiva etnoarqueológica
3.4. Decisões técnicas, sociais e cosmológicas em relação aos elementos materiais
4. Os dados etnoarqueológicos e os estudos contemporâneos
4.1. Estudos sobre caçadores e coletores
4.2. Estudos em sociedades tradicionais
4.3. Uso de fontes etnohistóricas, escritas, orais e visuais
4.4. As crianças e sua interferência no registro arqueológico
4.5. Elaboração de laudos antropológicos

Metodologia de avaliação
Formulação de um relatório abordando um dos temas tratados na disciplina

Bibliografia
- "It's A Material World: History, Artifacts, and Anthropology" .(2003, 1 de janeiro). Annual Review of Anthropology, pp. 205-223.
- "Methodological Considerations of the Archeological Use of Ethnographic Data".(1968, 0 de janeiro). in R. B. Lee/I. DeVore (eds.), Man the Hunter, pp. 268-273.
- Experimental Archarology.(1961, 1 de dezembro). American Anthropologis, pp. 317-325.
- "Analogy in archaeological interpretation" .(1961, 0 de ---). Southwestern Journal of Anthropology, pp. 317-325.
- Ethnoarchaeology.(1977, 1 de janeiro). Man, pp. 87-103.

Método de interação
A - Exposição oral
B - Leitura e análise de materiais
C - Debate e trabalho de grupo

Software utilizado nas aulas
N/A