Pós-Graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial

Área científica predominante:
Especialização, 60 ECTS, 2 semestres, Código oficial do curso:
Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Código oficial da escola 3242

 

Aprimorar a atuação técnica dos profissionais de História e demais áreas, na Pesquisa Arqueológica, Gestão do Património Cultural e Educação Patrimonial.

 
Curso à distância: Plataforma e-learning e vídeo-conferência BBB
Língua: Português
 
Títulação: Pós-graduação em Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial
 

Siga o link seguinte para efetuar inscrição:

http://www.estt.ipt.pt/posgradAGEP/

Taxas de Frequência - 1000€ totais (Pagamento parcelar em 8 vezes/mensais)

Inscrição - 150€ (realizada no ato da candidatura)

Período de inscrições: até dezembro de 2017. 

Inicio de curso - Janeiro 2018 (3 semestres)

arqueologia

Mensagem coordenação

"Estimado candidato. Será para nós um prazer acompanhar-vos neste novo percurso de formação, que espero vá de encontro às vossas expectativas, tendo a certeza que permitirá um crescimento mutuo e uma excelente troca de conhecimentos no âmbito da arqueologia subaquática.

Reunimos, para vos guiar, a melhor equipa.
Os vossos professores, quase todos doutorados nas respetivas áreas, irão estar sempre à vossa disposição, quer nas aulas, quer por email para vos tirar dúvidas e vos ajudar em todo o processo. 
Para além disso convidamos alguns especialistas para vos dar algumas palestras e estudos de casos concretos. Eles, também doutorados,  são professores do ensino superior de várias instituições ou trabalham em projetos de arqueologia subaquática, incluíndo no brasil, dando-vos uma perspetiva geral do que se tem vindo a desenvolver em vários países.
Desta forma estamos certos de que em conjunto teremos uma turma de sucesso.
 
O processo letivo é à distância, mas num sistema diferente dos que normalmente são praticados, pois permite o contacto direto constante, tal como se fosse presencial, entre alunos, colegas e professores.
Cada disciplina terá, tal como no sistema presencial, um conjunto de horas letivas (virtuais), teóricas/teórico-práticas/práticas, onde o professor se reunirá convosco para discutir temáticas e vos integrar na matéria a lecionar. 
 
Assim, de acordo com o horário que vos será remetido, os professores entrarão dentro da disciplina para a lecionação da aula. 
O vosso programa curricular poderá ser consultado no link (quadro lado esquerdo).
Após a vossa inscrição e definição de edital de admissões (ocorre no término do período de inscrições) receberão um email da coordenação com as passwords de acesso ao sistema e informação referente ao funcionamento da plataforma de ensino à distância e curso. 
Com esta poderão depois fazer o vosso login em  http://www.e-learning.ipt.pt/ 
 
Cada um dos módulos do programa possuí a sua página própria, com acesso aos conteúdos, avaliação, sala de aula e aulas gravadas. Nas horas marcadas em horário, os professores entrarão na sala para lecionar a matéria, bem como os restantes colegas.
 
No link AULAS GRAVADAS, também existente em cada módulo, irão encontrar as aulas lecionadas pelos docentes da disciplina. Isto é, no caso de impossibilidade da vossa presença na aula presencial virtual, no dia presente em horário, poderão aceder a ela em - aulas gravadas - podendo recuperar a matéria lecionada pelo professor ou rever a mesma sempre que entenderem.
 
Desejamos a todos um excelente ano letivo cheio de alegrias e sucessos.
Alexandra Figueiredo
 
PS. Para qualquer dúvida não hesitem em nos contatar alexfiga@ipt.pt"

 

 

Apresentação do curso

O curso pretende oferecer uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, sustentada por uma estrutura curricular e um plano curricular que inclui o permanente contacto com situações reais em laboratório e in situ. O modelo deste ciclo assenta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de competências para excelentes saídas profissionais e para prosseguir estudos na área da arqueologia e património cultural.

O número de créditos a totalizar pelo aluno para a obtenção da pós-graduação é 60 ECTS/30 créditos.

O plano do curso está dividido em duas fases: Uma letiva de contacto, distribuída ao longo de dois semestres e uma prática realizada no terceiro semestre, onde o aluno terá a opção de desenvolver um estágio ou uma dissertação, num tema de sua preferência.

A maioria dos módulos obrigatórios funcionará ao fim de semana, sendo que alguns poderão também funcionar durante a semana, em horário pós-laboral, adaptado às diferenças de fuso-horário dos alunos dos diferentes países inscritos.

A página de facebook do curso pode ser consultada aqui. Participe!!!

Após pré-inscrição deverá remeter os seguintes documentos para secretariado: guiomar.fonseca@ipt.pt
  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do certificado de habilitações;
  • Fotografia;
  • Cópia de BI (carta de cidadão)
  • Boletim de Candidatura

Este curso possuí a colaboração de vários docentes brasileiros e das instituições a eles afetas, conetando em rede com Portugal e com os investigadores e docentes portugueses, na ministração deste curso, diferentes realidades no âmbito do património e da arqueologia.

Esta realidade permite também a fácil creditação e valência do mesmo no brasil. 

Estamos ainda a criar pontes com outras realidades, nomeadamente com Cabo Verde e outros países Lusofonos.

Não perca esta oportunidade!!!

 

Objectivos

- Aprendizagem dos conceitos, culturas, ocupação do território e dinâmicas de contato ao longo dos tempos.
- Aprofundar os conceitos e métodos da Arqueologia, Gestão e Educação Patrimonial, construindo uma formação especializada na área para a intervenção, preservação e proteção do património histórico-arqueológico.
- Desenvolver ações vinculando pesquisa, preservação, ensino, gestão e extensão;
- Possibilitar aos profissionais em Arqueologia, História e de outras áreas a integração em outros campos de atuação;
- Promover a interdisciplinaridade entre a disciplina de Arqueologia, História e demais áreas do conhecimento como Gestão do Património, Preservação e Educação Patrimonial.

Este curso está direcionado para profissionais provenientes de cursos superiores que atuam em:
  • Arqueologia;
  • Património;
  • Pesquisa cultural;
  • Laboratórios de Arqueologia;
  • Museus;
  • Ongs e Oscips de interesse cultural e educacional;
  • Gestão de bens arqueológicos, históricos e culturais;
  • Pesquisas e estudos sobre educação patrimonial.

Podem ainda ser aceites outros profissionais ou interessados com Curriculum relevante na área ou em término de curso superior.


facebookmoodle