Modelação e Animação de Personagens

TeSP - Animação e Modelação 3D
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Fundamentos de animação e modelação 3D.

Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de modelar um personagem com Rigg e desenvolver animações com objetos e personagens.

Programa
1 - Modelação de Personagem
1.1 Modelação 3D
1.2 UV's
1.3 Texturas

2 - Rigging e Skinning
2.1 Rigging do personagem (utilização de Biped)
2.2 Skinning
2.3 Controladores

3 - Animação
1.1 The 3 Ways to Animate (straight ahead, pose to pose, combination of both)
1.2 Time and Spacing
1.3 Walks
1.4 Overlapping Action
1.5 Weight
1.6 Anticipation
1.7 Takes and Accents
1.8 Dialogue
1.9 Acting

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Assiduidade dos alunos (5%), tarefas propostas em aula (25%), projeto final (70%).

Avaliação Periódica
Tarefas propostas em aula (30%), projeto final (70%).

Avaliação Final
Projeto final (100%).

Bibliografia
- Derakhshani, R. e Derakhshani, D. (2013). Autodesk 3ds Max 2014 Essentials. Estados Unidos: Sybex
- Glebas, F. (2009). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. Estados Unidos: Focal Press
- Williams, R. (2001). The Animator's Survival Kit. Estados Unidos: Faber and Faber

Método de interação
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.

Software utilizado nas aulas
Autodesk 3ds Max.