Computação Gráfica

Tecnologias de Informação e Comunicação
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre,

Docente(s)
- Sandra Maria Gonçalves Vilas Boas Jardim

Pré-requisitos
Conhecimentos de Matemática, algebra.

Objetivos
Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e arquitectura de computação gráfica.

No final deverão ter adquirido todos os conceitos principais da computação gráfica assim como distinguir os algoritmos aplicados no desenvolvimentos de CG.

Programa
Introdução à computação gráfica
Historial da computação gráfica
Fundamentos matemáticos e geometricos da computação gráfica.
Representação e modelação de objectos 3D
Representação e renderização
Canais gráficos
iluminação
Técnicas de mapeamento
Sombras geometricas
metodos de radiosidade
estratégia de ray tracing
Renderização de volumes
Teoria e prática de anti.aliasing
a cor e a computação grafica

Metodologia de avaliação
Frequencia:
Trabalho prático
Teste escrito
Avaliação continua

Exame e exame de recurso:
Teste escrito
trabalho prático

Bibliografia

Método de interação
Aulas téoricas intercaladas com aulas práticas onde são executados trabalhos práticos de aplicação das técnicas estudadas.

Software utilizado nas aulas