Cálculo Financeiro

Gestão de Empresas (pós-laboral)
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP

Docente(s)
- Luís António Antunes Francisco

Pré-requisitos
Frequência das disciplinas de Matemática.

Objetivos
- Efetuar capitalizações e atualizações de um ou mais capitais, resolvendo problemas relativos a tais operações;
- Equacionar e distinguir diferentes tipos de rendas, resolvendo problemas;
- Resolver problemas atendendo a diferentes modalidades de reemb

Programa
1 ? Introdução
? Conceitos básicos.
? Taxa de juro e taxa de desconto.
? Valor atual e valor acumulado.

2 - Regimes de equivalência
? Regime de juro simples.
? Desconto bancário e reforma de letras
? Regime de juro composto.
? Taxas nominais, efetivas, proporcionais e equivalentes.
? Taxas correntes e taxas reais.
? Capitalização no domínio do contínuo.

3 - Rendas
? Conceito e modalidades.
? Rendas de termos constantes.
? Rendas inteiras temporárias.
? Rendas fracionadas temporárias.
? Rendas perpétuas.
? Rendas de termos a variar em Progressão Aritmética.
? Rendas de termos a variar em Progressão Geométrica.

4 - Amortização de empréstimos
? Conceito e modalidades.
? Reembolso com prestações periódicas constantes.
? Reembolso com amortizações periódicas constantes.
? Outras modalidades e variantes.
? Empréstimos obrigacionistas.

Metodologia de avaliação
Avaliação de Frequência:
? Realização de seis ?mini-testes? durante o período de aulas, com uma cotação de 5 valores cada, dos quais contam para a Nota Final os melhores quatro (40%).
? Prova final (60%).
Notas < 10 => Exame ou Exame de Recurso.

Bibliografia
- Matias, R. (2015). Cálculo Financeiro, Teoria e Prática. Lisboa, Portugal: Escolar Editora
- Crespo, N. e Barroso, M. e Couto, E. (2009). Cálculo e Instrumentos Financeiros, da Prática para a Teoria. Lisboa, Portugal: Escolar Editora
- Quelhas, A. e Correia, F. (2014). Manual de Matemática Financeira. Coimbra, Portugal: Livraria Almedina
- Rodrigues, A. e Nicolau, I. (2010). Elementos de Cálculo Financeiro. Lisboa, Portugal.: Áreas Editora

Método de interação
? Apresentações teóricas pelo professor através dos métodos expositivo e interrogativo, com o apoio do quadro e de meios audiovisuais.
? Resolução de exercícios práticos.
? Realização de seis ?mini-testes? durante o período de aulas, para avaliação

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.