Análise Prospectiva e Planeamento

Gestão de Comércio e Serviços
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
No fim do curso os estudantes devem ser capazes de: desenvolver capacidades prospectivas e de diagnóstico no planeamento estratégico empresarial; aplicar metodologias e técnicas de investigação usadas pela ciência económica actual à escala local e regional.

Programa
Conceitos básicos de planeamento estratégico empresarial.
Diagnóstico de um espaço geográfico contemplando os aspectos
demográficos, económicos e sociais. Intervenção no âmbito do
planeamento prospectivo. Métodos de avaliação em
planeamentos alternativos: custo-benefício e multicritério.

Metodologia de avaliação
O estudante pode escolher entre: a) Avaliação contínua: relatórios individuais intermédios com
média aritmética mínima de 10 valores.
b) Exame final: classificação mínima de 10 valores.

Bibliografia

Método de interação
Os tópicos do plano programático são apresentados através de
lições e análise de casos de estudo.

Software utilizado nas aulas