Gestão da Qualidade nos Serviços Financeiros

Gestão e Administração Bancária (Pós-Laboral)
4 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 P

Docente(s)

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
- Integrar organizações que adoptaram a GQT e melhorar continuamente sistemas de Gestão da Qualidade.
- Conceber um Sistema de Qualidade respondendo aos requisitos da norma ISO 9001:2008.
- Resolver problemas de uma forma estruturada recorrendo a ferra

Programa
1. Definições e evolução do conceito Qualidade; 2. Os gurus da Qualidade. 3. Sistema Português Qualidade. 4. A abordagem por processos e requisitos da norma ISO 9001:2008. Processo de candidatura à certificação do SGQ. A documentação do SGQ. 5. As auditorias do SGQ. 6. As 7 ferramentas clássicas; métodos de resolução de problemas (PDCA); benchmarking; 6. Os custos da Qualidade.

Metodologia de avaliação
Trabalho teórico com apresentação oral.
Trabalho prático - elaboração manual qualidade.
Teste escrito (nota mínima de 7 valores).

Bibliografia
- Pires, A. (2004). Qualidade - Sistemas de Gestão de Qualidade. Lisboa: Edições Sílabo
- Gryna, F. e Juran, J. (1988). Juran's Quality Control Handbook. New York: Mcgraw-Hill
- Soares, I. e Pinto, A. (2010). Sistemas de gestão da Qualidade ? Guia para a sua implementação. Lisboa: Edições Sílabo

Método de interação
Aulas teóricas expositivas e aulas práticas com análise de exemplos práticos.

Software utilizado nas aulas