Empreendedorismo

Gestão e Administração Bancária (Pós-Laboral)
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 75,0 TP

Docente(s)

Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de gestão

Objetivos
O desígnio da cadeira é fomentar o espírito empreendedor dos alunos, dotando-os duma visão genérica sobre o fenómeno do empreendedorismo e seus determinantes, dotando-os dos principais conceitos, modelos e ferramentas que os permitam participar no processo de criação e gestão de novos negócios

Programa
I ? INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
II - O EMPREENDEDOR
III ? O PROCESSO DE INOVAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES.
IV - O PLANO DE NEGÓCIOS.
V ? ANÁLISE E FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA
VI - O PLANO DE MARKETING DA NOVA EMPRESA
VII ? REUNIÃO E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
VIII ? A FORMA JURÍDICA
IX ? O FINANCIAMENTO
X ? ANÁLISE ECONÓMICO-FINANCEIRA
XI - ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

Metodologia de avaliação
- 1 Teste Escrito, sem consulta;
- Trabalho de grupo
- Qualidade da Participação nas aulas.

Exame para os
não dispensados (exigida a execução prévia do trabalho de grupo).

Bibliografia
- Santos, J. e Ferreira, M. (2008). Ser Empreendedor ? Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa. (Vol. 1). Lisboa: Edições Sílabo
- Osterwalder, A. e Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Nogócios. Lisboa: D. Quixote

Método de interação
Aulas teórico-práticas em que se apresenta e discute a matéria
base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio
à matéria teórica. Os Planos de Negócios dos alunos são
desenvolvidos e acompanhados ao longo das aulas.

Software utilizado nas aulas
Excel